Copagril
Editorial

Parabéns e sucesso

 

O município de Marechal Cândido Rondon recebeu uma importante notícia ontem (22): ações em prol do desenvolvimento humano e social renderam a etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, criado pelo sistema Sebrae para reconhecer gestores públicos municipais que implantaram projetos com resultados comprovados no estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios. Na final estadual, além de Marechal Rondon, prefeitos de outras 11 cidades do Oeste do Paraná concorriam à premiação. Nesta edição, o prêmio contou com a participação de 136 projetos de municípios de todo o Estado.

O projeto premiado na categoria Educação Empreendedora e reconhecido em todo o Paraná como a melhor prática é o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), executado em escolas municipais rondonenses com turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental para estimular comportamentos empreendedores entre crianças, incentivando-os à prática do empreendedorismo e do protagonismo juvenil.

Casa do Eletricista CÂMERAS

A notícia não é tão importante pela premiação, mas sim por demonstrar que o município está preparando bem as crianças para um futuro cada vez mais disruptivo e transformador.

Municiar esses alunos com informação sobre empreendedorismo é uma maneira assertiva que a administração municipal encontrou para que eles possam ter melhores chances no mercado de trabalho, cada vez mais desafiador, com inovações constantes que mudam a maneira como as empresas e instituições se relacionam entre si e com seus consumidores. Ser empreendedor é quase uma questão de sobrevivência para quem galga postos mais altos no mercado de trabalho, na indústria, comércio e prestação de serviços.

Ser empreendedor é fazer o que poucos fazem, com os recursos disponíveis, para solucionar problemas e se destacar no mercado. E empreender com qualidade é uma tendência em todas as áreas, seja na propriedade rural, na oficina mecânica, no consultório odontológico ou na barraca de lanches. Não há limites para um bom empreendedor, que sabe que toda ideia tem seus riscos e por isso os calcula. O empreendedor não é apenas aquele com uma ideia capaz de gerar muito dinheiro, mas também aquele que se diferencia em suas ações, que extrapolam o campo financeiro para atingir também o meio ambiente e a própria realidade da comunidade onde o empreendedorismo está inserido.

Marechal Cândido Rondon e os demais projetos finalistas estão de parabéns. Saber que as crianças estão sendo educadas com novas ferramentas, que vão ser úteis na sua vida profissional nos anos seguintes, é confortante. É importante lançar mão de novas ferramentas e programas de aprendizado, como a educação financeira e o próprio JEPP, para que os futuros profissionais sejam eficientes e competitivos. O pragmatismo excessivo, a mesmice, a inércia são correntes perigosas. Quem não mudar, e os tempos atuais pedem isso mais do que nunca, vai ficar pra trás.

Bons exemplos precisam ser replicados. Agora é continuar trabalhando, inovando, para que o município e as pessoas possam colher os bons frutos que uma educação de qualidade tem a oferecer. Parabéns a todos os envolvidos e sucesso!

Fica a torcida para a final nacional, que será no dia 05 de junho, em Brasília.

TOPO