Copagril
Elio Migliorança

Parabéns, você foi eleito

Este foi o cumprimento dirigido a mais de cinco mil brasileiros no dia 02 de outubro, quando foram abertas as urnas que elegeram os prefeitos para os próximos quatro anos. Muitos cumprimentos, foguetório, carreatas, bandeiras desfraldadas e muita “zoação” contra os adversários derrotados.

Passada a euforia da vitória, chegou o momento de colocar os pés no chão e começar a planejar a vida daqui para frente. É muito importante que os eleitos, homens e mulheres, tanto prefeitos quanto vereadores, tenham plena consciência de que tudo aquilo que foi dito na campanha não será esquecido e será cobrado pelos eleitores.

Casa do Eletricista CÂMERAS

A propósito, certa ocasião um político no exercício do seu mandato fez um desabafo em forma de pergunta: afinal, quantas vezes um eleitor tem o direito de cobrar o seu voto? Respondi prontamente: todos os dias enquanto durar o mandato para o qual você foi eleito.

Óbvio que esta cobrança não se refere a dinheiro, mas cobrar os serviços que são de competência do Poder Público, uma gestão eficiente e que promova o bem-estar da população. Quando o eleitor vota ele está esperando atendimento à saúde, estradas bem cuidadas que permitam trafegar com qualquer tempo, especialmente os agricultores que delas dependem para o transporte de sua produção, pois aves, leite e suínos têm hora marcada para sair da propriedade, independente do tempo.

Além de segurança e educação de qualidade, setor que envolve transporte escolar e professores qualificados, a população também espera que o planejamento das cidades contemple no mínimo os próximos dez anos.

Como o espírito crítico da população melhorou muito nos últimos anos, as redes sociais foram estratégicas para tal, não é uma boa ideia abandonar as obras começadas pela administração anterior, pois tudo foi feito com dinheiro público, portanto, conservar o que está concluído e dar continuidade às obras já iniciadas.

Quando os discursos ecoaram pelos céus municipais durante a campanha, todos acreditaram que o candidato sabia do que estava falando, inclusive de onde tirar os recursos para as obras prometidas. Portanto, alegar depois que os repasses feitos pelo Estado e União não cobrem as despesas será interpretado como uma traição ou mentira programada.

A expectativa nos municípios é que o secretariado seja escolhido entre os melhores da cidade e não os cargos usados como moeda de troca em pagamento de apoios recebidos. Há também uma expectativa muito grande da população em relação à corrupção nos municípios. Como no Brasil os “tubarões” estão indo para a cadeia, tanto políticos como empresários, esperamos que nos municípios o Ministério Público e o Judiciário tenham a mesma postura.

Prefeito desviou então cadeia para ele e para o empresário envolvido. Oficinas mecânicas, postos de combustíveis, medicamentos, materiais de construção, empresas de transporte e prestadores de serviços são os alvos mais cobiçados pelos prefeitos corruptos para assaltar os cofres públicos.

Se a polícia e o Judiciário cumprirem seu dever, a corrupção terá seus dias contados. Mesmo para aqueles que não acreditam na justiça divina, sempre haverá o tribunal da sua consciência a condená-los ou abençoá-los para o resto da sua vida.

TOPO