Coluna ADI-PR

Paraná é um dos Estados com maior potencial energético do país

Empreendimentos

O governador Ratinho Junior sancionou a lei que autoriza a construção e regularização de 15 empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia no Paraná. São duas pequenas centrais e 13 centrais geradoras, que somam 41,45 MW de potência instalada e serão construídas em 19 municípios.

Casa do Eletricista – RETOMA

Empreendimentos II

O Paraná é um dos Estados com o maior potencial energético do país e as obras de novas PCHs e CGHs podem ser uma boa estratégia para a retomada econômica após a pandemia, afirma o governador Ratinho Junior. “Além do grande potencial, o Paraná detém toda a cadeia produtiva para a construção desses empreendimentos, que geram energia limpa e sustentável”, disse.

Destaque
Os deputados Ademar Traiano (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB) – da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – e o deputado Artagão Júnior (PSB) destacaram o trabalho de articulação do deputado Soldado Adriano José (PV), vice-líder do governo Ratinho Junior. “Quero aqui destacar a capacidade de argumentação e convencimento do deputado Soldado Adriano”, disse Artagão Júnior. Soldado Adriano está no primeiro mandato no Legislativo estadual, é vice-presidente do PV do Paraná e apontado como provável sucessor de Chico Caetano na presidência.

Casos solucionados

A Polícia Civil do Paraná solucionou 100% dos casos de desaparecimento de crianças ocorridos em 2018 e 2019. No primeiro quadrimestre de 2020 a eficiência se manteve: todos os casos foram solucionados. Nos quatro primeiros meses deste ano houve 61 casos no Paraná, nove deles em Curitiba, cinco na região da Capital e 47 no interior.

Concurso
As inscrições para o concurso da Polícia Civil vão até 02 de junho. São 400 vagas – 300 para investigador, 50 para delegado e 50 para papiloscopista. A prova da 1ª fase para delegado ocorrerá no dia 26 de julho, em Curitiba. No mesmo dia acontecerão as provas da 1ª e 2ª fase para investigador e papiloscopista, também na Capital paranaense.

Diretoria reeleita   

O deputado Anibelli Neto (MDB) cumprimentou a diretoria reeleita do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Foi uma eleição histórica, destacou o deputado, médico veterinário e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa. Em razão da pandemia de coronavírus a eleição foi on-line. Foram mais de nove mil votos válidos, 99% deles on-line.

Uso de máscaras

Após sanção do governador Ratinho Junior, a fiscalização do uso de máscaras no Paraná será de responsabilidade das vigilâncias sanitárias estadual e municipais. O decreto prevê a utilização obrigatória de máscaras enquanto durar a pandemia do novo coronavírus no Estado. “O uso de máscara é uma atitude importante, é um cuidado consigo e com os outros. É um equipamento que comprovadamente ajuda a evitar a circulação viral. A ideia da lei é de conscientização das pessoas”, explicou.

Atenção, prefeituras!
O artigo 12 da regulamentação do uso obrigatório de máscara no Paraná, assinado pelo deputado Ratinho Junior, determina que deverá ser realizada uma ampla divulgação das medidas de prevenção, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas contra a Covid-19, em especial o uso de máscaras de proteção facial, higiene de mãos e distanciamento social.

Crédito final

O setor da indústria acredita que os efeitos da pandemia serão maiores enquanto durar o distanciamento social. Pesquisas recentes da Firjan mostram que os empresários ainda estão pessimistas para os próximos seis meses. Segundo o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, a grande dificuldade é fazer com que as medidas de socorro anunciadas pelo governo federal cheguem na ponta aos empresários, sobretudo os de pequeno porte, que são os tomadores de crédito final.

Seguimos…

O deputado Alexandre Curi (PSB) destacou a continuidade das obras pelo Paraná. “Mesmo em meio à pandemia o Paraná não parou. Seguimos trabalhando forte porque acreditamos no Estado, na população paranaense e na retomada econômica. Estamos iniciando os trabalhos de pavimentação de mais uma rodovia do Estado, a PR-239, de Pitanga a Mato Rico, trecho de 41 quilômetros. Mais uma grande obra de infraestrutura no Paraná”.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal creditou novos lotes do auxílio emergencial, tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para quem recebeu a anterior até 30 de abril. Ao todo, o benefício será pago a 7,6 milhões de trabalhadores, segundo o banco. Com os novos pagamentos, a Caixa conclui os pagamentos da segunda parcela para os beneficiários que receberam a primeira parcela até 30 de abril e que não fazem parte do programa Bolsa Família.

Sem corte

O Senado aprovou por unanimidade a proibição do corte de serviços públicos sem aviso prévio e em fins de semana, feriados e as suas respectivas vésperas. A proposta vai à sanção presidencial. A empresa que quiser cortar o fornecimento deverá comunicar o consumidor informando o dia e o horário em que isso ocorrerá. A medida deve ocorrer obrigatoriamente em horário comercial.

“República da banana”

O senador Oriovisto Guimarães (Pode) defendeu voto contrário aos projetos de lei que colocam o Brasil, segundo ele, ainda mais para baixo. “A reunião ministerial, cheia de palavrões, onde o ministro da Educação chama os membros do STF de vagabundos, mostra uma imagem terrível do país no exterior e nos remete a uma república da banana”, disse.

Pavimentação

O deputado Paulo Litro (PSDB) viabilizou R$ 500 mil a fundo perdido com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano para obras de pavimentação e sinalização viária em Chopinzinho. “Fico muito contente em poder contribuir para a execução dessas obras, que irão trazer mais segurança no trânsito e qualidade de vida para a população ao pavimentar áreas que atualmente são de pedras irregulares. A Sedu já autorizou a prefeitura a realizar a licitação e muito em breve as obras deverão começar”, destacou.

Obras retomadas

Paralisadas desde o final de 2017, quatro obras de ampliação e melhoria da rede de esgoto em União da Vitória foram retomadas, informou o deputado Hussein Bakri (PSD). As equipes da Sanepar reiniciaram os trabalhos de implantação das estações de tratamento no São Cristóvão e no São Bernardo e de novas redes coletoras. Orçadas em R$ 30,7 milhões, as obras vão atender mais de dez mil moradores e aumentar a coleta de esgoto da cidade de 25% para 40%. “Além disso, neste momento de crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, serão gerados 150 empregos diretos e mais 750 indiretos”.

 

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO