Fale com a gente

Arno Kunzler

Perspectivas para 2021

Publicado

em

Quando 2020 começou, havia uma generalizada confiança na economia brasileira e especialmente na economia regional.

Empresários e trabalhadores achavam que 2020 seria o ano de crescimento em quase todas as áreas.

Veio a pandemia e nos inundou de incertezas e apreensão.

Mas com o passar dos dias, a vitalidade da nossa economia foi superando a crise e tornando a pandemia menor, diminuindo as perspectivas ruins.

Chegamos ao final de 2020 com crescimento acentuado, inflação ainda baixa e juros extremamente atraentes para quem deseja investir ou precisa saldar contas.

As únicas dúvidas que estão no ar e que pouco se comenta são geradas pela falta de produtos no mercado e pela elevação de preços.

Se esses preços não recuarem no começo de 2021, incluindo alimentos, máquinas, insumos agrícolas, commodities, material de construção e alguns serviços, não há dúvida que teremos um processo inflacionário estabelecido.

Se houver estabilização dos preços, a inflação poderá permanecer sob controle, os juros também, e com crescimento econômico.

Porém, certamente teremos pressão por reajustes inevitáveis em vários setores da massa salarial, como na indústria, no comércio e, inclusive, no serviço público.

O governo ainda não reconhece que a falta de produtos já tenha gerado inflação, mas as pessoas já sabem que a inflação é maior que a anunciada pelos institutos oficiais.

Ela vai ter impacto nos juros em 2021, é muito provável que sim.

Se juros menos previsíveis vão influenciar os investimentos previstos pelas empresas e pelas pessoas físicas, também é provável que sim.

Nossa região é forte e tem como base o agronegócio, mas com os preços aviltados vai crescer a incerteza de estabilidade que tanto queremos e tanto precisamos.

Pelo jeito o governo confia no recuo dos preços, mas é inegável que estamos a um passo do desabastecimento e da volta da inflação.

Empresários e trabalhadores estão apreensivos e torcem para que 2021 seja de crescimento com estabilidade.

 

 

Arno Kunzler é jornalista e diretor do Jornal O Presente e da Editora Amigos

arno@opresente.com.br

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente