Fale com a gente

Coluna ADI-PR

PGR prorroga força-tarefa da Lava Jato em Curitiba

Publicado

em

Mosquito estéril

A paranaense Forrest Brasil, subsidiária da israelense Forrest Inovations, expandiu a participação no programa de combate ao mosquito da dengue com tecnologia nacional. Os mosquitos estéreis soltos no ambiente provocam uma redução natural em mais de 90% no primeiro ano. O Paraná já usou a tecnologia experimentalmente em Jacarezinho, divisa com São Paulo, e pretende expandir para mais quatro cidades (Uraí, Ibiporã, Ortigueira e Cambará) com a soltura de dez milhões de mosquitos estéreis.

 

(Foto: Divulgação)

 

Lava Jato

A PGR prorrogou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba até o fim de janeiro de 2021, alegando a necessidade de cumprir o teto de gastos. Na decisão, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, criticou o fato de a estrutura, que deveria ser passageira, ter ganho contornos de permanência e a forma como os membros são escolhidos, com base em “confiança e afinidade” e não por critérios “claros e objetivos”.

 

Sem alterações

As cidades da Região Metropolitana de Curitiba decidiram manter seus decretos de combate à Covid-19 sem alterações nos próximos dias. “Continuamos em alerta e em sintonia com a Sesa e o COE sobre a atualização dos números do coronavírus e os efeitos em toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, presidente da Assomec.

 

Imposto de Renda

O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que a equipe econômica estuda destinar uma parte dos dividendos que o governo recebe de suas principais estatais para financiar o projeto que chama de “imposto de renda negativo”. A ação seria destinada aos trabalhadores informais em condição de vulnerabilidade.

 

Prefeituras

O deputado Luiz Claudio Romanelli, vice-presidente estadual do PSB, afirmou que o partido poderá disputar as eleições de novembro em 100 prefeituras no Paraná. Romanelli defende que os deputados Aliel Machado, Luciano Ducci e Tiago Amaral confirmem as candidaturas a prefeito nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba e Londrina, respectivamente. “As eleições municipais são muito importantes para 2022, já que o PSB tem um projeto nacional e estadual”, disse.

 

Pausa

Embora a pausa dos estudos com a vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford tenha preocupado o mundo, especialistas e agências regulatórias garantem que a prática é comum. No Brasil, a Anvisa emitiu um comunicado onde diz que este procedimento já estava previsto. Especialistas afirmam que isso não representa um retrocesso. Os testes devem ser retomados em até uma semana.

 

Insuficiente

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou projeto do prefeito Rafael Greca (DEM) que prevê a destinação de R$ 10 milhões para garantir empréstimos a micro e pequenas empresas que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia do Covid-19. Vereadores de oposição afirmaram que o valor é insuficiente para atender ao grande número de pequenos negócios que ameaçam fechar.

 

Estratégia

O deputado e pré-candidato a prefeito de Curitiba, Delegado Francischini (PSL), está tentando atrair os eleitores do deputado Ney Leprevost (PSD), que deixou a disputa. “Você que é eleitor do Ney deve lembrar da última eleição, quando o prefeito Greca foi desleal, atacando a honra da família do Ney”.

 

Turismo

A retomada do turismo em Foz do Iguaçu deve se fortalecer a partir de dezembro. “Foz já tem um excelente caminho aberto no mercado nacional e agora tem passado segurança nos ambientes, por isso, esse momento é de oportunidade, principalmente, a partir de dezembro”, disse o vice-presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez.

 

Recursos

O Senado aprovou projeto de lei que estabelece que todos os recursos federais repassados a Estados e municípios não aplicados em 2020 poderão ser gastos até 31 de dezembro de 2021. Atualmente, o dinheiro que não foi usado retorna automaticamente ao Tesouro Nacional ao fim de cada ano.

 

Imposto Zero

A Câmara de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério da Economia, decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado. O objetivo da isenção tarifária temporária é conter o aumento expressivo no preço do alimento ao longo dos últimos meses. A isenção tarifária valerá até 31 de dezembro deste ano.

 

Inadequado

O deputado federal Luciano Ducci (PSB) voltou a se posicionar contrário ao retorno das aulas presenciais. “As crianças voltarem às aulas presenciais neste momento não é o mais adequado. Para voltar, precisa ter uma estratégia, é muito importante fazer teste em todos que estejam voltando para a sala de aula. Sem uma estratégia adequada haverá um aumento exponencial de casos de Covid”.

 

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente