Fale com a gente

Casa, bem me quer casa

Pimentão doce confitado  

Publicado

em

Pimentão doce confitado

 

INGREDIENTES

4 unidades de pimentão doce

2 ramos de tomilho fresco

1 ramo de alecrim fresco

4 dentes de alho

180 ml óleo de milho, girassol ou canola

180 ml azeite de oliva

Sal grosso a gosto

 

PREPARO

Abra os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e as partes brancas. Corte-os em pedaços grandes e uniformes. Esmague levemente os dentes de alho com casca e tudo. Coloque os pimentões, os dentes de alho, os ramos de tomilho e alecrim em uma panela com o óleo e o azeite. Leve cozinhar ao fogo baixo até que os pimentões fiquem macios. A temperatura da gordura não deve passar dos 90ºC. Caso você não tenha termômetro observe que vão aparecer algumas bolhinhas esparsas. Se as bolhas começarem a ficar muito intensas provavelmente você terá passado da temperatura. Neste caso, desligue o fogo por alguns minutos. Quando esfriar, acenda o fogo novamente e termine o cozimento. Não deixe esfriar! Guarde os pimentões ainda bem quentes, com as ervas e os dentes alho cobertos com a mistura de óleo de canola e azeite em um pote de vidro muito bem fechado. Deixe esfriar nos potes fechados e guarde na geladeira no mínimo de um dia para o outro. Sirva polvilhando um pouco de sal grosso sobre os pimentões.

 

DICAS

Os pimentões doces são mais suaves e delicados, mas caso você não os encontre pode substituir por pimentões vermelhos e amarelos normais.

Esta receita é um método de conservação super tradicional e se você esterilizar e vedar muito bem o pote de vidro pode guardar por um bom tempo fora da geladeira em um lugar fresco, seco e que não pegue sol.

 

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente