Fale com a gente

Arno Kunzler

Por onde começa?

Publicado

em

O processo eleitoral para as eleições de 2022 já está em curso, desde que terminou a eleição de 2018.

Mas para nós, leigos e vendo a política de longe, as coisas começam a ganhar corpo a partir desde ano.

Por enquanto os brasileiros discutem Lula e Bolsonaro, como se todos fôssemos de um ou de outro, ou pelo menos tentam nos fazer ver a política desta forma.

Para o bem do Brasil e da política, não podemos ficar vendo apenas esse duelo.

Aliás, um duelo de ataques e difamações.

Não há conteúdo sendo debatido nesse contexto e não podemos levar a sério uma campanha política que se limita a dois chavões: Lula ladrão e Bolsonaro genocida.

É preciso que as pessoas que lideram entidades e empresas pensem e nos façam refletir sobre o que queremos de um futuro governo.

Os grandes temas que nos mobilizaram nas eleições passadas não podem ser sepultados e cair no esquecimento.

Lembrando: combate à corrupção, prisão em segunda instância, fim das reeleições, reforma política, reforma administrativa e fiscal, reforma tributária, reforma do Judiciário…

Não podemos perder as grandes experiências vividas recentemente, que deram muito certo e outras que deram muito errado, em troca de projetos vazios, descompromissados, desconectados com a realidade socioeconômica do país.

Seria muito importante que não nos deixássemos iludir com essas falácias que muito mais se parecem com discussões de futebol do que de projetos políticos para o país.

Não queremos alimentar líderes com perfil de torcida organizada. Queremos líderes estadistas, que saibam respeitar a democracia, liderar a construção de consensos e unir o país em torno de grandes projetos, a partir de discussões e propostas honestas.

Essa é a única forma de consolidar mudanças, garantir crescimento e distribuição de renda que possam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros de forma duradoura, promovendo a inclusão de todos.

Temos um grande país e queremos construir uma grande Nação.

 

Arno Kunzler é jornalista e diretor do Jornal O Presente e da Editora Amigos

arno@opresente.com.br

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente