Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Presidente do PTB do Paraná, Alex Canziani é o nome mais indicado para o Ministério da Educação

Publicado

em

Canziani na Educação

O ex-deputado Alex Canziani, presidente do PTB do Paraná, é atualmente o nome mais indicado para o Ministério da Educação. Canziani, pai da deputada Luisa Canziani (PTB-PR), deve ir a Brasília nos próximos dias.

(Foto: Divulgação/Agência Câmara)

 

Ministro, urgente!

Oriovisto Guimarães (Podemos) está preocupado com a demora na escolha do novo ministro da Educação e pediu ao presidente Jair Bolsonaro providência imediata neste sentido. “É preciso, com urgência, que se nomeie um competente ministro da Educação. Nossa juventude já não pode esperar mais para que esse ministério volte a funcionar”, disse.

 

Flexibiliza já

Os deputados Cobra Repórter (PSD), Tercílio Turini (PSB) e Tiago Amaral (PSB) se reuniram com o governador Ratinho Junior e pediram a flexibilização da quarentena que determinou a suspensão de atividades não essenciais em oito regionais de Saúde por 14 dias. Também apresentaram uma proposta para que a determinação de fechamento fosse por município, em caso do aumento do números de confirmações e mortes.

 

Serviços suspensos

A Prefeitura de Toledo decretou que as atividades e serviços não essenciais serão suspensos entre sábado (11) e terça-feira (14) como medida de combate à Covid-19. Os serviços essenciais também terão restrições em alguns dias. A cidade está incluída no decreto estadual que já tinha colocado essa medida restritiva, mas a prefeitura informou que não está seguindo a determinação do Estado e, por isso, estabeleceu as regras para serem cumpridas por quatro dias.

 

Bom exemplo

Os portais das prefeituras de Cascavel e Candói se destacaram na imprensa estadual quanto à qualidade no índice de transparência da administração pública. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aproveitou o ranqueamento e reforçou a importância da transparência nos gastos públicos mesmo em tempos de pandemia do coronavírus. O ranking do TCE mostra que o tribunal notificou 102 municípios por indícios de irregularidades na compra de materiais e contratação de serviços relacionados ao combate do vírus. Os portais de Cascavel e de Candói foram colocados como bons exemplos entre as 399 prefeituras paranaenses.

 

Maior do mundo

A cidade da Lapa terá em breve a maior usina de biodiesel do mundo. O prefeito Paulo Furiati (MDB) confirmou a ampliação da usina após conversa com o diretor da Potencial Petróleo, Arnoldo Hamerschimidt. A empresa está investindo R$ 300 milhões, que deverão fazer da usina a maior em capacidade instalada do país, média de 900 milhões de litros. Serão mais 120 empregos diretos e deve aumentar em 30% o PIB da cidade.

 

Disque-denúncia

O projeto de lei que proíbe uso e comercialização do cerol foi aprovada em redação final na Assembleia Legislativa. As denúncias de infração podem ser feitas por meio de canais já existentes, como o disque-denúncia 181. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirma que o canal vai aceitar “toda denúncia anônima de uso, fabricação ou comercialização de cerol e linha chilena”. O projeto seguiu para a sanção do governador Ratinho Junior.

 

Desoneração da folha

A prorrogação da desoneração da folha até dezembro de 2021 pode salvar de 500 mil até um milhão de empregos. A extensão do benefício às empresas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro na medida provisória que permite reduzir jornada de trabalho e salário em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

 

Referência

União da Vitória é referência na cura da Covid-19. A cidade registrou mais de 100 casos da doença e nenhum paciente precisou ser internado em UTI. Todos receberam um kit-vida da prefeitura, que inclui a cloroquina como medicamento.

 

Calamidade pública

O Paraná já tem 315 cidades (79% dos 399 municípios do Estado) em situação de emergência em virtude dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. Nesta semana deputados reconheceram o estado de calamidade pública em Guairaçá e Nova Esperança.

 

Primeiro debate

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba será realizado na Band no dia 17 de setembro. As eleições deste ano foram adiadas e com isso o debate do segundo turno deverá ser no dia 19 de novembro. Rafael Greca (DEM), que concorre à reeleição, o advogado e professor da UFPR Paulo Opuszka (PT) e o médico oftalmologista João Guilherme Moraes (Novo) são as presenças confirmadas até o momento.

 

Referência regional

O Hospital Universitário (HU) de Londrina amplia a estrutura de leitos para fortalecer o atendimento regional.  No próximo dia 20, com a entrega de novos leitos, o HU terá mais 30 leitos de UTI adulto e 12 leitos de UTI pediátrica para a Covid, além de mais 42 leitos de enfermaria.

 

Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente