Ecoville – Maior rede de limpeza
Editorial

Prontos para agitar

Um projeto apresentado na manhã desta terça-feira (14), em Marechal Cândido Rondon, surpreendeu positivamente antes mesmo de seu lançamento oficial. É o Agita Rondon, evento que durante três dias vai tornar a cidade em um parque esportivo, com atividades que devem atrair milhares de pessoas. Em sua primeira edição, o Agita Rondon – uma parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), acadêmicos e egressos do curso de Educação Física e administração pública municipal – espera conciliar a prática esportiva com os hábitos saudáveis que promoveam a qualidade de vida das pessoas.

O Agita Rondon quer conscientizar a população da importância da atividade física na prevenção de doenças, mas busca ainda registrar e valorizar a atuação ampla do profissional de Educação Física e o seu importante papel no contexto da formação profissional, desenvolvimento social, na promoção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos. Mais que isso, promover o esporte e a integração das crianças, adolescentes e adultos com essas práticas ajuda a desenvolver cidadãos mais comprometidos com a dignidade e com os bons valores, distancia-os das más influências e das drogas, além de oportunizar o surgimento de grandes nomes no cenário esportivo profissional.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

E não são poucas as atividades. Ginástica integrativa, badminton, atletismo com provas de saltos, apresentação e participação em slackline, atividades de academia, como cross fit, e de artes marciais, atividades de recreação e lazer, competição regional de vôlei de praia “Rei da praia”, etapa do Campeonato Regional de Xadrez, apresentação e prática de rugby, volta de ciclismo na cidade, integração com clubes de idosos, exibição de ginástica rítmica, trilha de ciclismo, exibição de escalada, dança zumba e treinão de corridas.

Para quem quer conhecer um pouco mais do esporte de alto desempenho, eis a oportunidade ímpar de conversar com grandes campeãs do vôlei mundial. Haverá palestra com a atleta campeã olímpica Virna e com as atletas campeãs mundiais Ágatha e Duda, que ainda fazem jogo exibição de vôlei de areia, enfrentando Tainá e Vitória.

Uma ação como o Agita Rondon, inédita, de grande impacto na comunidade, com alto valor educacional, deve ser estimada e respeitada por todos. Ao lado da educação, o esporte é o caminho para um Brasil mais justo e desenvolvido que tanto se clama. Por isso, investir, incentivar e promover atividades esportivas e recreativas merece sempre apoio e valorização.

Outro destaque é a promoção de esportes e atividades menos tradicionais. As pessoas precisam ter contato com atividades que vão além do tradicional futebol. Expandir o leque de atrações é uma forma de oferecer a essas pessoas, talvez, a única oportunidade de contato com essas atividades esportivas menos expressivas, porém igualmente promotoras de saúde e bem-estar.

Todo projeto em torno do esporte merece atenção. É preciso agora sensibilizar as pessoas, incentivar a comunidade, convidar os alunos, chamar os pais, para que o propósito de participação seja alcançado. Incentivar o esporte é uma iniciativa louvável, que precisa ser cada vez mais constante na vida das pessoas.

TOPO