Copagril
Casa, bem me quer casa

Pudim de Claras com Damasco e Calda de Anis

Ooiiii!!!

Pudim de claras? Eu adoro!
Calda? Adoro!
Anis? Anis??!!! Penso muito antes de usar. Acho o sabor acentuado demais, e acho que anula alguns outros sabores. Mas, essa receita, eu gostei. Achei diferente e inusitado. Damasco e Anis, que combinação!!
Sobremesa perfeita, para um almoço de domingo. Não é trabalhoso de fazer, aliás, acho uma delícia essa coisa das claras em neve. Essa mágica, essa transformação.
Vambora, que a sobremesa é bem delícia.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

🙂

Pudim de Claras com Damasco e Calda de Anis

 

 

Ingredientes:

Pudim
8 claras
16 colheres (sopa) de açúcar
250 g de damascos desidratados

Calda de açúcar
2 ½ colheres (sopa) de açúcar
1 copo de água

Calda de anis
3 gemas
750 ml de leite
3 colheres (sopa) açúcar
1 punhado de anis-estrelado

Modo de fazer:

1 Deixe os damascos de molho na água por uma noite. No dia seguinte, escorra-os, coloque-os em uma panela, cubra-os com água e leve-os ao fogo para cozinhar até que comecem a desmanchar. Reserve.
2 Bata as claras. Vá adicionando aos poucos as 16 colheres (sopa) de açúcar do pudim, continuando a bater, até que as claras estejam em ponto de suspiro. Incorpore com cuidados os damascos cozidos.
3 Faça a calda de açúcar: em uma panela, coloque as 2 ½ colheres (sopa) de açúcar e leve ao fogo para derreter. Quando começar a caramelizar, acrescente o copo de água e espere a calda engrossar. Unte com a calda a fôrma em que vai assar o pudim e deixe esfriar.
4 Quando a calda de açúcar estiver fria, despeje na fôrma a mistura de claras e leve ao forno por cerca de 40 minutos – ou até que o pudim esteja dourado.
5 Faça a calda de anis: coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Espere esfriar e reserve na geladeira. Sirva o pudim desenformado e gelado, com a calda de anis à parte, também gelada.

TOPO