Casa, bem me quer casa

Pudim de Pão integral com Creme de Avelã

Ooiiii!

“Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício.
Acho medonho alguém viver sem paixões.”

Graciliano Ramos

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Pudim  de Pão integral com Creme de Avelã

Ingredientes:

  • 2 fatias grossas de pão integral de 2 cm de espessura (cerca de 160 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de creme de avelã com cacau (cerca de 160 g)
  • 1 colher (chá) de canela
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo médio para ferver – ela será usada para fazer a calda e o banho-maria. Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 20 cm de diâmetro.
  2. Coloque o leite num fervedor e leve ao fogo médio apenas para aquecer.
  3. Numa tigela grande, rasgue as fatias de pão em pedaços. Regue com o leite ainda quente e deixe descansar por cerca de 10 minutos para amolecer. Enquanto isso, prepare a calda.
  4. Coloque o açúcar numa panela média. Leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula, por cerca de 5 minutos, ou até formar um caramelo dourado. Meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo. Com cuidado, mexa com a espátula até formar uma calda – é importante usar uma panela média, pois a mistura pode borbulhar. Desligue o fogo.
  5. Com cuidado, transfira a calda para a fôrma – derrame a calda sobre o cone central da fôrma, pois é a parte mais difícil para caramelar. Com um pano de prato, segure e gire a fôrma para cobrir as laterais com a calda.
  6. Quebre os ovos, um de cada vez, numa tigelinha e transfira para o copo do liquidificador. Junte os pães umedecidos, o creme de avelã com cacau e a canela. Bata por cerca de 3 minutos ou até ficar liso.
  7. Despeje a massa de pudim na fôrma caramelada e coloque dentro de uma assadeira. Preencha a assadeira com água fervente – o pudim será assado em banho-maria. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 50 minutos, até firmar.
  8. Retire do forno e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora para firmar e gelar. Para desenformar, coloque um prato com borda sobre a fôrma e vire de uma só vez. Deixe escorrer toda a calda sobre o pudim e sirva a seguir.
TOPO