Fale com a gente

Editorial

Qual a distância entre você e a escola?

Publicado

em

“É na escola que a gente aprende a contar, a criar e a crescer. É na escola que nasce o desejo de pensar, de tudo saber… Vamos à escola, toda hora é hora. Vamos à escola, lá se aprende a viver”. O tema de abertura da “Escolinha do Professor Raimundo”, apesar de ser um programa humorístico, trata com perspicácia a importância da escola na vida das pessoas e da sociedade. A escola, obviamente apoiada na família, é onde tudo começa e de onde todo o restante da vida virá.

Mas o quanto nós vamos à escola? O quanto a comunidade participa da vida escolar? O quanto os pais são atores centrais junto com professores? Para todas as perguntas, a resposta é muito pouco, ou ao menos insuficiente. A sociedade brasileira e mundial sabe com plenitude que a melhor escola é aquela que é abraçada por todos: governos, empresários, comunidade, pais, professores, diretores e alunos. Mas, muitas vezes, alguns desses atores a deixam de lado, seja pelas atribulações do dia a dia, pelo futebol com amigos ou qualquer outro motivo. Cada um tem seus motivos, e muitos são justos, para deixar a escola em segundo plano.

Para tentar diminuir essa distância que o mundo moderno emprega entre a comunidade e as instituições de ensino, o Jornal O Presente lança hoje (21) o projeto “O Presente nas escolas”, a fim de aproximar o leitor do contexto escolar, envolvendo escolas e colégios públicos e particulares de Marechal Cândido Rondon, oportunizando espaço para pontos de vista e exposição de temas atuais e pontuais voltados à educação. A cada semana haverá a participação de um educandário.

O objetivo é “dar luz” ao que acontece dentro daqueles muros, dentro daquelas salas de aula, mostrando os bons exemplos das escolas de Marechal Rondon e também o que elas precisam para ser cada vez melhores.

Com a palavra, nada mais, nada menos que professores e alunos, que vivem o cotidiano escolar, sabem das oportunidades que a educação oferece, querem transpor fronteiras, mas também reconhecem os desafios que as escolas precisam vencer, reconhecem que a maneira de educar está mudando e é preciso mudar.

As reportagens produzidas pela nossa equipe de jornalismo têm o objetivo não apenas de informar o que acontece nessa ou naquela escola, mas querem provocar a sociedade a pensar nesse ambiente tão rico e importante na vida das pessoas com mais carinho. Mais que informar, queremos instigar mudanças para melhor, queremos deixar as pessoas inquietas para agir proativamente em favor do ambiente escolar. Os depoimentos de alunos e professores, compilados e reportados com apreço por este periódico, podem até servir para novas políticas públicas ou que partam da própria sociedade possam ser empregadas no futuro.

Conheça mais a escola do seu filho, da sua cidade, faça mais parte da vida escolar, tire dúvidas, dê ideias, faça acontecer. A escola não é uma ilha, e nem deve ser tratada como tal. A escola é uma fábrica do futuro, onde estão sendo moldadas as próximas gerações e de onde sairão as novas sociedades. Mais do que ser importante saber o que acontece por lá é estar lá. “O Presente nas escolas” quer aproximar você. Prestigie nossas reportagens… e também as escolas.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente