Copagril – Compras no Site
Casa, bem me quer casa

Ricota Caseira

Ooiii!!

Acho que já disse, que estou numa fase total Rita Lobo, Rodrigo Hilbert de ser.
Minha fase Bela Gil, foi embora, e por várias razões. Mas a principal, é que tenho filhas gêmeas, e não quero privar elas de terem uma infância como a que eu tive.
Minha mãe cozinhava muito. Sempre tinha bolo no sábado, sobremesa no domingo. E muitas outras delícias. E, essa memória afetiva carrego muito comigo.
Por isso, as minhas publicações mudaram muito. Antes, de eu ter as meninas, eu tinha uma outra linha de raciocínio. Certamente, mais egoísta. Pois, somente pensava em mim.
Hoje, vejo que a maternidade transforma e ensina muito.
Mas, procuro sempre ingredientes saudáveis, frescos e orgânicos, se possível.
E, mais do que nunca procuro fazer em casa. Eu adoro ficar em casa.
Bom, dessa vez a receita também é do site Panelinha da Rita Lobo. Receita que dá certo e fica bem gostoso.
Vambora?!

 

Ricota Caseira

Casa do Eletricista – GENCO

 

Ingredientes:

1,5 litro de leite integral tipo A
2 colheres (sopa) de caldo de limão peneirado

Modo de Preparo:

1. Coloque o leite numa panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver e levantar espuma desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture bem. 

2. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar – o leite deve ficar empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, imersa num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, ligue o fogo e deixe levantar fervura novamente. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.

3. Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo (ou pano de prato) e coloque sobre uma tigela funda. 

4. Despeje delicadamente o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro – você pode reservar esse soro para outras receitas. 

5. Transfira a trouxinha (com o queijo) para dentro de um refratário individual (tipo ramequin). Abra o pano e, com as costas de uma colher, nivele o queijo para ficar enformado. Volte a fechar o pano sobre o queijo e, sobre ele, apoie uma lata cilindrica – pode ser de tomate pelado ou leite condensado, por exemplo – para prensar. A ideia é que o queijo solte um pouco mais de líquido e fique perfeitamente modelado. 

6. Após 20 minutos, retire a lata e abra o pano. Coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.

OBS: Se preferir, você pode utilizar o leite longa vida. A receita também dá certo, a diferença é que o leite demora um pouco mais para talhar e o queijo será um pouco menor.

TOPO