Copagril
Casa, bem me quer casa

Salada de Maxixe e Farofa de Quiabo e Ovos Cozidos

Ooiii!!

Quiabo, eu amo!
Maxixe, eu amo também!
Muito popular, na região norte do país, o maxixe é consumido refogado. Por aqui, na salada, inclusive bem parecido com uma salada de pepino. Eu gosto muito.
Já o quiabo, odiado por muitos,  por conta, da sua “baba”! Essa receita da Rita Lobo, é muito gostosa, e acreditem, o quiabo, não fica “gosmento”.
Já repeti várias vezes, de tanto que gostamos.
Vambora fazer, que vale a pena!!

 

Salada de Maxixe

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

 

Ingredientes:

20 Maxixes
1 cebola roxa
Tomatinhos cereja
suco de limão
2 dentes de alho
1/2 xícara de azeite
salsinha picadinha
Uma pitada de gengibre ralado
Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Descascar o maxixe, e fatiar. Colocar numa travessa, e em seguida a cebola fatiada, os tomatinhos cortados ao meio. Em um bowl, colocar o suco de limão, o alho e com um fouet, misturar tudo. Acrescentar lentamente o azeite, o gengibre e o sal. Finalizar e juntar a salsinha e regar por cima do maxixe. Deixar marinar por duas horas.


Farofa de Quiabo e Ovos Cozidos


 

Ingredientes:

300 g de quiabo
2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada
1 cebola
2 ovos cozidos
100 g de manteiga sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de Preparo:

1. Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Descarte as pontas e corte cada um em fatias de cerca de 2 cm, na diagonal. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte os ovos cozidos em cubos médios (para cozinhar os ovos: mergulhe em água fervente, conte 10 minutos, retire e passe por água corrente para cessar o cozimento).
2. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Junte o quiabo e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando (não mexa muito para não soltar muita baba e amolecer).
3. Junte a farinha aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta a gosto, misture os ovos cozidos e sirva a seguir.

TOPO