Fale com a gente

Editorial

Seguro de vida

Publicado

em

Uma louvável iniciativa de um grupo de amigos da vida vai ajudar pais e filhos de Marechal Cândido Rondon a unir forças em prol dos pequenos. O lançamento do projeto Universidade da Criança marca hoje (08) o início de trabalhos que têm como objetivos principais proteger as crianças de zero a seis anos e auxiliar os atarefados pais na educação, convivência e cuidados com seus filhos. A partir de agora, qualquer pessoa que tenha disposição e vontade de ajudar pode se filiar ao grupo. Empresários, educadores, profissionais liberais, qualquer um pode contribuir com algo.

O público-alvo não foi escolhido por acaso. Até os seis anos de idade a criança aprende muitas coisas que vai levar para o resto da vida. É nesse período que se solidificam características específicas, como caráter e respeito. É nesse período também que elas estão mais vulneráveis a diversos fatores, aprender coisas ruins ou até mesmo ser vítima de abusos sociais e sexuais. Por isso, proteger e encaminhar essa criança por linhas retas é tão fundamental.

A partir da formação e oficialização do grupo hoje, as ações começam a ser definidas. A ideia é fazer palestras, mostrar vídeos, fazer brincadeiras educativas e estimular as crianças sobre temas dos mais variados e delicados. Elas vão acontecer com apoio das escolas, centros municipais de Educação Infantil, entre outras instituições onde as crianças estão. Os pais nem vão precisar sair do trabalho para também receberem orientações, dicas e conselhos valiosos sobre a importância de proteger as crianças e seus direitos nessa importante fase da vida. Os trabalhos serão feitos até mesmo nas empresas onde esses pais trabalham.

Mais que educar, o projeto visa formar cidadãos de bem, que tenham seus direitos assegurados e que tenham acesso a informações menos comuns para acessar com essa idade. Informações relevantes, passadas de acordo com a idade dos pequenos. Diante de tal cenário, só é possível vislumbrar conquistas e bons resultados com o nobre projeto.

A Universidade da Criança já existe em alguns municípios do Paraná, mas Marechal Cândido Rondon é a primeira cidade da região Oeste a implantar tal mecanismo de proteção. É um exemplo que merece ser seguido por sociedades de municípios vizinhos, pois é um instrumento com baixo custo e alto envolvimento social, equação que geralmente termina em excelentes resultados. A sociedade precisa se mobilizar para encarar mais esse desafio, assim como fizeram os generosos amigos da vida de Marechal Rondon. Essa luta é de todos e todos precisam lutar.

O mundo moderno mudou a forma de relacionamento entre pais e filhos e até mesmo o modo de educação. No entanto, uma coisa não muda: criança é criança. Elas são frágeis, vulneráveis, mas prontas como ninguém para aprender, sejam coisas boas, sejam coisas ruins. Investir esforços para proteger essas pequenas joias é mais que garantir a elas um presente saudável, é ter certeza de um futuro melhor para toda a sociedade. É um seguro de vida que os amigos da vida fazem para toda a sociedade.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente