Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Senador paranaense Oriovisto Guimarães defende unificação dos impostos no Brasil

Publicado

em

União dos impostos

O senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) defende a unificação dos impostos no Brasil: “Se conseguirmos acertar e simplificar o ICMS no Brasil e unificar os impostos federais em um único imposto, teremos um caminho muito bem traçado para essa reforma tão fundamental a todos”, defendeu. “Para tirarmos a reforma tributária do papel é preciso permitir que a nação entenda o que estamos mudando na legislação”, disse.

 

Mudanças

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou em entrevista à rádio “O Povo CBN” que há “uma possibilidade bem grande” do presidente Jair Bolsonaro filiar-se ao seu partido, o PRTB. E disse ainda que “é uma possibilidade” concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2022.

 

Senado

No Estado, políticos que estão exercendo mandatos começam a correr em busca de algo maior ou da manutenção do mesmo em 2022. O cargo mais cobiçado é o Senado Federal, que abrirá uma vaga, a do senador Alvaro Dias. O deputado estadual e chefe da Casa Civil do governo Ratinho Junior, Guto Silva, é candidato e não esconde sua pretensão. Nos corredores do Palácio Iguaçu e na Assembleia Legislativa todos apostam que ele pleiteará ao Senado Federal.

 

Representatividade

Escolhida na semana passada como relatora da reforma eleitoral da Câmara, a deputada Renata Abreu, presidente do Podemos, afirmou que quer incorporar ao texto a obrigatoriedade da reserva de vagas para mulheres no Legislativo. A proposta prevê cadeiras para elas na Câmara dos Deputados, de Vereadores e nas Assembleias. O porcentual deve ficar na casa dos 15%, similar à representatividade feminina na Câmara dos Deputados, atualmente.

 

Revalida

Desde 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) barrou na Justiça mais de 200 ações que permitiriam a contratação de médicos formados no exterior. No pior momento da pandemia, a entidade escolheu comemorar o impedimento de que mais profissionais de saúde pudessem trabalhar no Brasil. Profissionais formados no exterior, estrangeiros ou não, precisam fazer uma prova, o Revalida. A última vez que o governo revalidou diplomas foi em 2017.

 

Requisição de leitos

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que seja determinado ao Ministério da Saúde que requisite leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais militares, que estejam ociosos, para atendimento da população em geral durante a pandemia. A área técnica afirma ter verificado que recursos públicos financiam aproximadamente 78% do sistema de saúde da Marinha, 77% do sistema da Aeronáutica, 65% do sistema do Exército e 88% dos recursos direcionados ao Hospital das Forças Armadas, maior hospital militar do Distrito Federal.

 

Acima da média

De acordo com a plataforma independente de monitoramento vacinabrasil.org, o Brasil aplicou ao menos uma dose em mais de 35 milhões de pessoas, ou 16,5% da população brasileira. Isso equivale a mais que o dobro da média mundial de 8,11%, registrada no portal Our World in Data. O Brasil tem 8,4% da população imunizada, enquanto a Alemanha imunizou 8,78%, mesmo tendo começado a vacinar quase um mês antes.

 

Em festa

Com cerca de 430 mil habitantes, Maringá completou 74 anos ontem (10). Para celebrar esse momento, o governador Ratinho Junior assinou convênios para obras de infraestrutura. Serão mais de 282 mil metros quadrados de requalificação asfáltica, além da construção de duas pontes em concreto e obras de encabeçamento e contenção, sobre o Rio Ribeirão Pinguim, no limite entre Maringá e Sarandi. O investimento total por parte do Estado será de R$ 13.116.880,70, com contrapartida municipal de R$ 1,7 milhão.

(Foto: Jonathan Campos/AEN)

 

Retorno presencial                                                                                                                                  

As aulas presenciais da rede estadual do Paraná voltaram gradativamente, ontem (10).  O secretário estadual da Educação e Esporte, Renato Feder, destaca que as escolas estaduais seguirão um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes. Também foi disponibilizado álcool gel, máscara e termômetros para aferir a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio.

 

Retorno presencial II

De acordo com o secretário de Educação, os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto, que inclui as plataformas digitais do ‘Aula Paraná’, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit pedagógico impresso. “O Paraná se destaca pela tecnologia por ser um Estado inovador na Educação. São várias ferramentas disponibilizadas para os alunos, e todas elas continuarão a serviço desses estudantes”, ressalta Feder.

 

Vacinação

Nove em cada dez paranaenses com 60 anos ou mais já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até sexta-feira (7), o Estado já tinha vacinado 1.566.342 pessoas dessa faixa etária, 89% das 1.762.070 pessoas previstas no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Entre elas, 51% já completaram o ciclo vacinal, com a aplicação das duas doses do imunizante.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente