Dom João Carlos Seneme

Ser próximo é ser misericordioso

 

O Evangelho deste domingo (14) nos apresenta a parábola do bom samaritano. A parábola, nos evangelhos, é um meio de narrar os acontecimentos da vida e meditar profundamente sobre eles para descobrir o que Deus nos propõe. Jesus se dirige a Jerusalém para o grande momento da revelação infinita do amor de Deus: através de sua morte e ressurreição, Ele realizará o projeto salvador de Deus para toda a humanidade.

Por isso esta viagem é tão importante no Evangelho de São Lucas. Durante o trajeto, Jesus vai ajudando seus discípulos e as pessoas que o seguem e o respeitam a compreender melhor a boa nova do Reino. As pessoas se aproximam de Jesus e fazem perguntas que revelam problemas reais que afligem as comunidades daquele tempo. Hoje, um doutor da lei se aproxima e pergunta: “O que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Jesus aproveita a situação para ajudar a compreender melhor o desejo de Deus de salvar a humanidade.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

O escriba pede algo impossível. Ele deseja um meio de garantir a vida eterna, a salvação, e quer que Jesus lhe diga o que fazer. Naquele tempo seguir a lei dava garantias de ser um bom religioso e garantir um lugar no céu. Jesus contradiz esta mentalidade. Quem concede a salvação e a vida eterna é Deus; não existe uma “receita” pronta que nos dê certezas de que vamos conseguir a vida eterna pelas nossas próprias forças. Porém existem escolhas e comportamentos que nos dão indícios que estamos no caminho certo. Deste modo, Jesus apresenta a parábola do bom samaritano como meio de reflexão para conduzir à conversão e mudança de mentalidade.

Por isso a parábola se torna significativa, principalmente pelo comportamento dos personagens. O sacerdote e o levita prestavam serviço no templo, eram homens de bem e acreditavam no que faziam. Porém, não conseguiram ir além de suas obrigações e não foram capazes de acolher um homem em dificuldades. A religião se tornou um fim em mesma e não uma abertura a Deus e aos irmãos.

O samaritano, ao contrário, considerado pelos outros, impuro e sem religião, é movido pela compaixão, aproxima-se do homem ferido e o trata como um irmão: “fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele”.

Finalmente, Jesus responde aos seus interlocutores apontando o caminho para a vida eterna: o único meio para obter a vida eterna é fazer-se dom para os outros. Doar a própria vida pelos outros. O sacerdote e o levita se colocam ao lado de quem feriu aquele homem, preferem deixá-lo morrer; o samaritano salva a sua vida. Amar o próximo é ajudá-lo a viver, oferecer-lhe os meios para viver. Amar o próximo como a si mesmo é tratá-lo como ser humano, considerá-lo um filho. Só assim poderemos pedir que Deus nos trate como filho e nos faça herdeiros da vida eterna. Somos chamados a repetir o gesto solidário do bom samaritano, socorrendo as pessoas necessitadas. Cristo, o Senhor do universo, que doou sua vida por todos, nos ensine a viver a compaixão, a misericórdia, a gratuidade sem medidas.

 

O autor é bispo da Diocese de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail.

Rua Minas Gerais, 633 - Centro
Marechal Cândido Rondon - PR
(45) 3254-1842


01/06/2020

Das 23h do dia 1
às 07h do dia 2


Farmácia Coperfarma - Medilar
Avenida Rio Grande do Sul, nº 5330


01/07/2020

Das 23h do dia 1
às 07h do dia 2


Farmácia Paraná
Rua Paraná, nº 819


01/08/2020

Das 23h do dia 1
às 07h do dia 2


Farmácia Farmanossa
Avenida Rio Grande do Sul, nº 6313


01/09/2020

Das 23h do dia 1
às 07h do dia 2


Farmácia São Pedro Coperfarma - do Pedro
Avenida Rio Grande do Sul, nº 6437


01/10/2020

Das 23h do dia 1
às 07h do dia 2


Farmácia Globo
Avenida Rio Grande do Sul, nº 785


01/11/2020

Das 23h do dia 1
às 07h do dia 2


Farmácia Central
Avenida Rio Grande do Sul, nº 578


01/12/2020

Das 23h do dia 1
às 07h do dia 2


Farmácia Marki Farma
Rua Independência, nº 247
TOPO