Copagril – Compras no Site
Casa, bem me quer casa

Sopa de lentilha perfumada com limão

Sopa de lentilha perfumada com limão

 

INGREDIENTES

Casa do Eletricista – GENCO

1 e 1/4 xícara (chá) de lentilhas (250 g)

1 cebola

1 batata

2 dentes de alho

1/3 de xícara (chá) de cubos de salsão

1/3 de xícara (chá) de cenoura ralada

1,7 litro de água (cerca de 7 xícaras)

1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de cominho

1 folha de louro

1 pitada de açúcar

Caldo de 1 limão

Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

 

PREPARO

Faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola em meias-luas finas; descasque e pique fino os dentes de alho; descasque e corte a batata em cubos de 2 cm. Coloque 1 colher (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e de açúcar. Deixe cozinhar por cerca de dez minutos, mexendo de vez em quando, até dourar – a cebola deve ficar bem dourada sem queimar, se necessário abaixe o fogo.

Assim que a cebola estiver bem dourada, junte o restante da manteiga e deixe derreter. Acrescente a cenoura e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por dois minutos até murchar. Junte o alho, o louro e tempere com o cominho. Misture bem para perfumar.

Regue com a água e raspe bem o fundo da panela para dissolver todos os queimadinhos da cebola. Junte a lentilha, os cubos de batata, tempere com sal e pimenta a gosto e aumente o fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 35 minutos com a tampa entreaberta, até as lentilhas e batatas ficarem bem macias.

Desligue o fogo e transfira metade da sopa para o liquidificador. Tampe e segure com um pano de prato – isso evita que o vapor empurre e abra a tampa. Bata até ficar liso e misture ao restante da sopa (se preferir bata com o mixer direto na panela). Regue com o caldo de limão e sirva a seguir com salsinha.

 

 

TOPO