Casa, bem me quer casa

Suspiros coloridos

INGREDIENTES

3 claras de ovos (em temperatura ambiente)

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

3/4 de xícara de chá de açúcar

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 pitada de sal

Corante alimentício em gel, nas cores que preferir

 

PREPARO

Nós vamos usar o merengue suíço, o melhor tipo para se fazer suspiros. Comece preparando o banho-maria. Coloque uma panela com cerca de dois ou três dedos de água para ferver. Em um bowl que pode ser aquecido, coloque as claras e o açúcar. Coloque o bowl sobre a panela com água – dois detalhes muito importantes: a água tem que estar em fervura branda e o fundo do bowl não pode tocar na água; é o vapor que aquece o bowl. Use um batedor de arame para bater as claras e o açúcar em banho-maria. A intenção não é incorporar ar, somente misturar para dissolver o açúcar. Esse processo deve demorar mais ou menos três minutos até você passar a mistura entre os dedos e não sentir mais nenhum grânulo de açúcar.

Retire a mistura do banho-maria, adicione o sal e a baunilha e, com a mistura ainda quente, leve à batedeira. Bata a mistura (inicialmente em velocidade baixa, aumentado para a velocidade rápida) por cerca de dez minutos até ela esfriar e ficar com volume, branca e brilhante.

Enquanto a mistura bate na batedeira, pré-aqueça o forno a 90 graus (se o seu forno não tiver temperatura tão baixa, coloque no forno baixo e use o truque de deixar uma fresta no forno usando uma colher de pau). Forre as formas com papel-manteiga. Prepare os sacos de confeitar para fazer o efeito colorido. Coloque o bico de confeiteiro dentro do saco e corte uma abertura para encaixar o bico. Abra o saco e, no interior dele, faça algumas listras usando um pincel fino e o corante em gel. Coloque o merengue dentro dos sacos, feche e faça pequenos suspiros nas formas forradas com papel-manteiga. Leve ao forno preaquecido por cerca de 1h15, até ficar crocante por fora e macio por dentro.

 

Confira mais receitas no blog Casa, bem me quer casa em www.opresente.com.br

TOPO