Pref. MCR – OktoberFest MCR 2019
Casa, bem me quer casa

Torta de Caqui com Creme de Limão (Rita Lobo)

Oooiii!!

Estamos na época de caqui. Essa fruta deliciosa,  e que me traz lembranças muitos felizes da minha infância. Tínhamos um pé de caqui no quintal,  da casa dos meus pais. Brincamos muito sob esse pé de caqui e comemos muito dessa fruta.

Com essa torta aqui, pude aprender muitas coisas novas. A receita é feita em etapas e eu jamais pude imaginar o quão bem combinariam os caquis com o creme de limão. É uma sobremesa refrescante e ao mesmo tempo acolhedora. Não sei se pelo formato da torta, mas acho ela com muita cara de mãe. Cara de vó. Cara de gente gostosa que faz a gente querer ficar segurando o prato, mesmo depois de vazio, apenas pra ficar conversando. Assim é essa torta: um misto de sensações.


Torta de Caqui com Creme de Limão (Rita Lobo)

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

MASSA

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada em cubos
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 ovo
1 gema
1/2 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo:

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.


2. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o creme de limão.

PARA O CREME DE LIMÃO

Ingredientes:

8 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
caldo de 3 limões
100 g de manteiga gelada em cubos
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 caixa de creme de leite UHT (200 g)

Modo de Preparo:

1. Sobre uma panela pequena, passe as gemas por uma peneira. Junte o caldo de limão, o açúcar e o extrato de baunilha. Misture bem com um batedor de arame até ficar liso.


2. Leve a panela ao fogo baixo e, com uma espátula, de preferência de silicone, mexa por cerca de 10 minutos até engrossar levemente – passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela para o creme não grudar. Desligue o fogo.

3. Sobre uma tigela, passe o creme por uma peneira (limpa) para eliminar os gruminhos de gema cozida. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar – o resultado é um creme liso e brilhante.

4. Cubra com filme encostando no creme – isso evita que uma película grossa se forme na superfície – e deixe esfriar na geladeira por cerca de 15 minutos. Assim que o creme de limão estiver frio, adicione o creme de leite e mexa bem com o batedor de arame para incorporar. Cubra com filme e volte o creme para a geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar. Enquanto isso, aproveite para assar a massa e preparar os ingredientes da montagem.

PARA ASSAR E MONTAR A TORTA

Ingredientes:

4 caquis do tipo Fuyu
1/2 colher (chá) de manteiga
açúcar a gosto
farinha de trigo para polvilhar a bancada
papel-manteiga e grãos de feijão crú para assar a massa

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário redondo de 22 cm de diâmetro e retire a massa da geladeira.

2. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Coloque a massa sobre a bancada e polvilhe farinha sobre a massa. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro do refratário – polvilhe farinha durante o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo.

3. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para o refratário. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e lateral do refratário. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa – você pode guardar as aparas para fazer biscoitinhos.

4. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que o refratário, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 25 minutos até dourar.

5. Assim que a base da torta estiver assada, retire o refratário do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Enquanto isso, descarte as folhas, lave, seque e fatie os caquis em meias-luas de cerca de 0,5 cm.

6. Para dourar as fatias: leve ao fogo médio uma frigideira de preferência antiaderente. Quando aquecer, acrescente a manteiga e deixe derreter. Polvilhe um pouco de açúcar sobre as fatias de caqui e coloque quantas couberem na frigideira, uma ao lado da outra, com o lado do açúcar voltado para baixo. Deixe por cerca de 1 minuto até dourar. Polvilhe com mais um pouco de açúcar e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Transfira as fatias douradas para uma travessa e repita com o restante.

7. Assim que a base da torta estiver fria, retire o papel manteiga com os grãos de feijão – reserve estes grãos apenas para assar tortas, eles não podem mais ser cozidos.

8. Com uma colher, espalhe o recheio de limão sobre todo o fundo da massa assada. Disponha as fatias de caqui, espetando o lado cortado no creme, uma ao lado da outra por toda a circunferência. Complete toda a torta, formando camadas em direção ao centro como uma flor. Sirva a seguir ou reserve na geladeira por até 4 horas.

TOPO