Novembro Azul
Coluna ADI-PR

Um Paraná de oportunidades para investidores

Grandes projetos, nova política de concessões, austeridade com o dinheiro público, gestão moderna e mais segurança para o investidor. Esse é o Paraná que foi apresentado para mais de 100 representantes de grandes empresas, bancos, gestores de recursos, seguradoras e fundos de pensão na terça-feira (05) durante o Paraná Day, um dia inteiro de palestras e muitas conversas, com a presença do governador Ratinho Junior, secretários de Estado e dos presidentes da Sanepar, Copel, Agepar e Celepar. Promovido pela XP Investimentos, o encontro visa aproximar investidores de oportunidades.

O coordenador institucional da XP, Leandro Salles Santos, afirmou que o Paraná foi escolhido como primeiro Estado a sediar o evento porque se tornou muito receptivo à iniciativa privada. No encontro, foi sancionada a nova lei estadual que trata de concessões, privatizações e parcerias público-privadas. É uma das legislações mais avançadas do país.

Novembro Azul

Governador Ratinho Junior apresentou o Estado a investidores no Paraná Day (Foto: Rodrigo Félix Leal/Secs)

 

Ratinho Junior sancionou no Paraná Day a lei do Programa de Parcerias do Paraná (Foto: Rodrigo Félix Leal/Sesc)

 

Estado estratégico
Ao abrir o encontro, o governador Ratinho Junior reforçou a necessidade do investimento privado para melhorar a infraestrutura, reafirmando que o Poder Público não tem mais como fazer grandes investimentos. Segundo ele, além de obras em rodovias e no sistema logístico, o Paraná deve abrir oportunidades aos investidores também nas áreas de saúde, educação, turismo e da segurança pública. “Os empresários estão em busca de projetos nos estados e demonstramos que o Paraná estrategicamente é a melhor opção”, afirmou.

Porto de Paranaguá (Foto: Divulgação APPA)

 

Mais transparência
Arrolada em investigações por conta dos atuais contratos do Anel de Integração, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) também é objeto da nova lei de concessões. O objetivo da regulamentação é ampliar a transparência nas atividades do órgão e garantir independência e credibilidade para a agência. O governo estadual entende que este é um instrumento importante para dar segurança jurídica aos investidores.

 

Tá favorável
Fernando Vernalha, consultor que ajudou a desenhar o Programa de Parcerias do Paraná (PAR), acredita que o Estado está criando um ambiente favorável para os negócios. Segundo ele, o programa tem a intenção de dobrar investimentos na infraestrutura paranaense. Os recursos da iniciativa privada devem desafogar as demandas feitas à administração pública.

 

Objetivo é descomplicar
“A Celepar propõe um governo inteligente que se antecipa ao que vai acontecer. O Paraná tem que ser um Estado simples, rápido e tecnológico”, afirmou o presidente da companhia, Allan Costa.

 

As joias da coroa
Joias da coroa do governo, Copel e Sanepar foram apresentadas por seus presidentes a investidores que estiveram no Paraná Day. Daniel Pimentel Slaviero ressaltou que na Copel o foco é a disciplina financeira e o aprimoramento do DNA da empresa, que é gerar, distribuir e comercializar energia. O presidente da Sanepar, Claudio Stábile, destacou a programação de investimentos da estadual. Serão R$ 7,12 bilhões de investimentos entre 2019 e 2023.

 

Prazo final
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), comunicou aos colegas que termina nesta quarta-feira (06) o prazo para a formação dos blocos partidários e a formalização dos requerimentos para indicação dos líderes e vice-líderes dos partidos ou blocos parlamentares. Traiano informou também que o prazo para indicação dos membros titulares e suplentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, vai até a próxima segunda-feira (11). A CCJ é constituída por 13 membros e analisa a constitucionalidade e legalidade de todas as proposições apresentadas ao Legislativo. A previsão é que a CCJ faça sua primeira reunião já na terça-feira (12).

 

Obras em Maringá
O governador Ratinho Junior autoriza nesta quarta-feira (06) o início das obras de recuperação do Contorno Sul de Maringá (Noroeste). A obra será feita com recursos do Governo do Estado. A ordem de serviço será assinada pelo governador e pelo prefeito Ulisses Maia.

 

Sem privilégios
O governo encaminhou na terça-feira (05), à Assembleia, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim do pagamento de aposentadorias a ex-governadores. A medida se soma a outras ações para diminuir o inchaço da máquina pública e cortar privilégios.

 

Pra sempre!
Questionado sobre a economia que o fim das aposentadorias de ex-governadores poderia gerar aos cofres públicos, o governador Ratinho Junior afirmou que era uma conta difícil, mas que o Estado passará a “economizar para sempre”.

 

Estágio na Itaipu
Estudantes do ensino técnico e universitários podem se candidatar para estágio de férias de julho na Hidrelétrica de Itaipu. No nível médio, há vagas para quem cursa edificações. No nível superior, haverá seleção para alunos de ciências humanas e meio ambiente, além de oportunidades para vários ramos da engenharia.

 

Compliance
A direção da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) iniciou o ano com a implantação do Programa de Compliance e Integridade. A organização pretende instituir normas que evitem desvios de conduta de todos os colaboradores. Para isso, vai implantar novas e modernas ferramentas de gestão.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

TOPO