Copagril
Elio Migliorança

UMA FRASE PARA O SEU TÚMULO

Este texto não é de autoajuda e não pretende dar conselhos ou apontar caminhos de vida. É o texto de um filósofo sentado à beira da estrada numa tarde de outono vendo o balançar das folhas das árvores e pensando na felicidade. Felicidade é algo muito abstrato, pode ser passageira como o vento ou eterna como as estrelas. Tem gente que se sente muito feliz estando “por cima” e mostrando aos outros que tem poder. Um amigo esteve numa repartição pública para prestar esclarecimentos sobre uma questão fiscal, tinha em mãos os documentos solicitados, cumprimentou o funcionário com um bom dia, estendeu a mão, mas ela permaneceu no ar. Do outro lado não houve cumprimento e muito menos aperto de mão, o que seria racional, lógico e civilizado. Talvez a ferradura estivesse incomodando o funcionário e por isso o mau humor, mas que o deixou feliz por mostrar poder. Há os que se sentem felizes por ter poder político e com dinheiro comprar elogios, ganhar mais dinheiro, e ser aplaudido pela multidão. Outros se sentem felizes
quando conseguem ganhar dinheiro ludibriando os demais, seja cobrando preço abusivo por um produto ou serviço ou então vendendo algo defeituoso ou menor que o combinado. Outros são felizes quando exploram o trabalho alheio pagando menos do que seria humano e justo. Muitos se sentem vitoriosos ao comprar e não pagar. Descobri que muitos acham isso normal. Em minha opinião, há duas maneiras de roubar um comerciante. Uma delas é comprar um pé de cabra, arrombar a porta e carregar as mercadorias lá existentes. A outra é comprar e não pagar a conta. A segunda é pior que a primeira, porque, além da dívida, existe a mentira, pois quem comprou a prazo com certeza prometeu pagamento.

Muitos são felizes se têm casa, comida e amigos. Para outros é necessário ter muitos bens para garantir a velhice que nem sempre chega. Muitos partiram antes dela chegar. Há uma frase interessante que diz: a pessoa gasta a saúde para ganhar muito dinheiro e depois gasta o dinheiro para recuperar a saúde. Nem sempre é o caso. Há mais gente gastando sua saúde com bebidas, drogas e cigarros do que trabalhando. Outros sentem-se poderosos e felizes ao encher a cara e sair dirigindo perigosamente ou criminosamente como quiserem, ceifando vidas preciosas no caminho. Para muitos poderosos, tudo termina na UTI do Hospital Sírio Libanês. Para outros sobrará o ostracismo, a depressão e uma briga entre os herdeiros pela herança.

Casa do Eletricista PISCINAS

Construir felicidade não é tarefa fácil. Há os que se realizam fazendo o bem e diminuindo o sofrimento dos desassistidos pela sorte. Olhando para trás e vendo todos os passos que deu até o dia de hoje, você gosta do que vê? A construção de sua felicidade é baseada no respeito e ajuda aos demais ou levando vantagem em tudo? Ocupando um cargo fez o possível para promover justiça ou tratou os outros como não gostaria de ser tratado? Para finalizar, que frase você escreveria no seu túmulo para retratar fielmente o seu jeito de viver neste mundo? Sim, porque cedo ou tarde você chega lá. É só uma questão de tempo.

TOPO