Isai Marcelo Hort

UMA PALAVRA DE ESPERANÇA! – 6ª PARTE

Os tornados passam!

O tempo médio de um tornado é de cinco minutos. Em Marechal Cândido Rondon, nossa cidade, ele não durou mais de três minutos. Por favor, não pense que eu estou tentando diminuir a dura realidade dos “tornados”. Sei da intensidade e dos danos gerados nestes poucos minutos. Desejo, porém, trazer uma mensagem de esperança para você, que agora está em meio a um tornado da vida.

Desempregado? Encaminhando um divórcio? Educando um filho adolescente? Recebeu um diagnóstico de enfermidade?

Tudo parecia não ter fim!

Falando da experiência do tornado, minha esposa afirmou: “Isai, parecia que não acabaria nunca mais”. Sim, aqueles três minutos pareciam não ter fim. O pensamento de morte atingiu a muitos durante aqueles poucos segundos.

Se você estiver em meio a um tornado da vida deve estar pensando: “Ele não terá fim”!

É provável que nem consiga mais imaginar a vida sem tornados. Mas acredite: os tornados passam!

Até o dia de hoje todos eles passaram. Logo, logo os ventos irão cessar e o sol aparecerá novamente. Não se entregue, não se desespere, o “tornado” vai passar.

O Salmo 23.4 fala sobre isso: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Sl 23.4

Este texto nos avisa que às vezes teremos que passar pelo “vale da sombra da morte”. O vale da sobra da morte faz parte do caminho até o céu.

Mas, observe que o texto diz: “ainda que eu ande pelo vale”. O texto não diz: “Ainda que eu ande para o vale”. O vale é apenas uma passagem e não é o nosso destino. Não iremos permanecer nele por toda a eternidade. Por mais fundo que seja o vale, continue caminhando, siga em frente. Seu lugar não é no vale!

Apenas sombra!

O vale é descrito como “sombra da morte”. Preste atenção: não é o vale “da morte”, é o vale da sombra dela. Ao passar por ele, podemos ter o sentimento e a impressão de morte, mas não é a morte. É apenas a sombra. Quero compartilhar dois detalhes importantes sobre a sombra.

A sombra é maior que a realidade.

Você pode estar olhando para a sombra que seus problemas estão projetando. Estas sombras são maiores do que o próprio problema. Você já deve ter brincado de fazer sombras de monstros ou animais usando os dedos das mãos. É incrível como podemos projetar sombras assustadoras usando apenas as nossas mãos. Costumamos enxergar as sombras das dificuldades. Elas parecem gigantes, muito maiores que nós mesmos. Mas temos que entender que a sombra não é a realidade.

Onde tem sombra tem luz!

Sempre que existir sombra em algum lugar, por detrás dela existirá uma luz. Se você ficar de costas para a luz, a sombra será projetada à sua frente, mas se você virar o seu rosto para a luz, a sombra ficará atrás de você e não mais te assustará. Se você deseja parar de sofrer com o medo das sombras, vire-se para a luz. Jesus Cristo disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12

Vire-se para Ele e deixe a sombra para trás. Siga a Cristo e terás a luz da vida.

Esta luz não se apaga. Nem mesmo os mais fortes “tornados” conseguirão apagar esta “energia” espiritual, que está em Cristo Jesus. Nem a própria morte física é capaz de apagá-la.

Tentaram apagar a luz de Cristo, colocaram-no num túmulo escuro, mas ao terceiro dia a luz brilhou com uma intensidade ainda maior. Este é o desejo que tenho para você. Receba esta luz. Ela brilhará em ti por toda a eternidade. A Bíblia diz aos que creem: “Estou absolutamente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”. Rm 8.18

 

 

* O autor é pastor da Igreja de Deus no Brasil em Marechal Cândido Rondon

 

isaihort@yahoo.de

TOPO