Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Unidade da Embrapa em Londrina vai lançar o 5G na região, tecnologia para a conectividade rural

Publicado

em

5G no PR
Os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Agricultura, Tereza Cristina, e o deputado paranaense Pedro Lupion (DEM) estarão na unidade da Embrapa Soja, em Londrina, na quinta-feira (12), para lançar o 5G na região. Os paranaenses terão a oportunidade de conhecer mais sobre a nova tecnologia e seus usos para a conectividade rural. A ocasião contará com demonstrações de tecnologia 5G, que podem auxiliar desde o monitoramento de qualidade da soja até as áreas de controle de pragas, máquinas agrícolas, controle meteorológico, entre outras.

Unidade da Embrapa em Londrina vai lançar o 5G na região, tecnologia para a conectividade rural (Foto: Assessoria)

Meta
O Paraná ultrapassou a marca das 8,5 milhões de vacinas contra Covid-19 aplicadas no Estado na sexta-feira (06). Atualmente, 73,03% dos paranaenses adultos já iniciaram sua imunização e receberam pelo menos uma dose e 28,21% da população já está completamente imunizada. Paraná se aproxima bem próximo de alcançar a meta de 80% dos adultos vacinados com pelo menos uma dose até o final de agosto, e 100% até setembro.

Imunizantes
O Paraná atingiu nesta semana a marca de 10 milhões de doses contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde desde o início da campanha de imunização, em janeiro. A quantia – 10.188.720 doses – se refere a primeiras doses, segundas doses e a doses únicas dos imunizantes da Astrazeneca (4.969.030 doses); da Coronavac (3.366.100); da Pfizer (1.529.190); e da Janssen (324.400).

Ranking
Em doses absolutas (total de doses aplicadas), os municípios que mais aplicou vacinas foram Curitiba (1.504.377), Londrina (422.417), Maringá (395.618), Cascavel (243.044), Ponta Grossa (221.463), Foz do Iguaçu (206.137), São José dos Pinhais (184.344), Colombo (154.122), Guarapuava (129.344) e Paranaguá (126.537).

Procuradorias
Vereadoras de 17 municípios e Procuradorias da Mulher do Sudoeste do Paraná se reuniram com a deputada Leandre Dal Ponte (PV), na sede da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), para debater o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. A deputada Leandre falou sobre a criação de procuradorias da mulher nos legislativos municipais, como garantia de direitos às mulheres. A deputada levará ao governo federal o interesse dos municípios de Francisco Beltrão e Pato Branco em aderir ao Programa Mulher Segura e Protegida.

Votos diretos
O Projeto 305/2021, de autoria do senador Alvaro Dias, prevê eleições diretas dos membros do Conselho Federal, além de fixar novas regras sobre publicação de balanços e contas e a utilização de bens pertencentes à OAB. Pelas regras atuais, a eleição dos membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é feita por um sistema de chapas, com votos diretos nos âmbitos municipal e estadual, mas indiretos no âmbito federal. A proposição é fruto de uma luta já de vários anos dos advogados de todo Paraná.

Turismo rural
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 4396/20 que possibilita que agricultores familiares e demais empreendedores rurais, que prestem serviços turísticos de forma acessória à atividade rural. O deputado federal Toninho Wandscheer (PR), relator da proposta, destaca que “é importante reconhecer de forma legal que o turismo rural é uma atividade acessória, que integra e complementa o conjunto das atividades agropecuárias ou florestais do estabelecimento rural”.

Fórum paranaense
Os deputados estaduais retomam na segunda-feira (09) os debates sobre a proposta do Poder Executivo que promove mudanças no Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais. A proposta também prevê a alteração na lei que criou o grupo de trabalho do Fórum. De acordo com o Governo do Estado, as alterações têm o objetivo de adequar a composição de membros do Fórum às mudanças da organização administrativa do Executivo. Também pretende facilitar a compreensão, corrigir nomenclaturas e retirar termos em desuso.

CPI da Covid
O deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo na Câmara, será ouvido pela comissão na reunião de quinta-feira (12). A convocação encerra os quase dois meses desde que o nome de Barros foi trazido pelo deputado brasiliense à reunião da CPI. Desde então, Barros pressionou para ser ouvido pelos parlamentares antes do recesso parlamentar, sem sucesso. O líder do governo conseguiu, no entanto, acesso a todos os documentos da CPI que citam seu nome.

Planejamento estratégico
O deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, acompanhou a comitiva que esteve no município de Porto Rico, no Noroeste do Paraná, para tratar sobre o fluxo de trabalho das forças de segurança na região. “Essa visita é importante para conhecer a estrutura do local e ouvir as demandas dos representantes para um planejamento estratégico para ampliação no atendimento das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros na região”, disse Romanelli. A comitiva também contou com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares.

Sem evidências
A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais divulgou uma nota em que afirma que não há “qualquer evidência de fraudes em eleições brasileiras” e “defende a urna eletrônica”, classificada como “um exitoso projeto de hardware e de software“. Os peritos participam de testes públicos de segurança do sistema eleitoral promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral e abertos a qualquer cidadão.

Privatização dos correios
A Câmara dos Deputados aprovou o texto do projeto que viabiliza a privatização dos Correios. O PL prevê a possibilidade de venda de 100% do capital da empresa e agora terá seus destaques analisados para que possa ser apreciado pelo Senado posteriormente. O relatório aprovado garante a manutenção temporária da estabilidade dos funcionários da empresa por 18 meses, vedando a demissão sem justa causa pelo novo empregador durante o período, além da abertura de um programa de demissão voluntária.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente