Pref. MCR – OktoberFest MCR 2019
Casa, bem me quer casa

Veludo Preto e Branco

Ooiii!!

Passei o Carnaval, cozinhando para os meus amores. Exatamente, como planejei: um Carnaval cheio de sossego e cheio de delícias. Confesso, que achei trabalhoso de fazer. Mas, o resultado compensa.
A receita é da revista Claudia Cozinha de 1982! Faz tempo…
Sempre tem uns tesouros escondidos, nessas revistas.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

🙂

Veludo Preto e Branco

Para o creme de chocolate preto:

01 tablete de chocolate meio amargo (200 g), picado
2/3 de xícara de manteiga (130 g)
02 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor, incolor
04 colheres (sopa) de café preparado (não usei)
01 xícara de creme de leite fresco (240 ml)
20 biscoitos tipo champanhe ou inglês
04 colheres (sopa) de rum

Para o creme de chocolate branco:

02 gemas
04 colheres (sopa) de açúcar
01 xícara de chocolate branco (170 g), picado
04 colheres (sopa) de leite
01 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor, incolor
04 colheres (sopa) de água
3/4 de xícara de creme de leite fresco (180 ml)

Para a cobertura:

1/2 xícara mais 01 colher (sopa) de água (135 ml)
01 xícara de açúcar (180 g)
02 claras
02 colheres (sopa) de chocolate em pó

Unte com manteiga uma fôrma de bolo inglês de 10 cm x 24,5 cm em forre com papel-manteiga.

Prepare o creme de chocolate preto:

Numa tigela refratária apoiada sobre uma panela com água bem quente (não deixe ferver), mexa delicadamente o chocolate até derreter. Junte a manteiga e o açúcar e misture. Reserve.
Numa tigela refratária pequena, polvilhe a gelatina sobre o café e deixe hidratar por cinco minutos. Leve ao fogo alto em banho-maria e misture até dissolver. Junte à mistura de chocolate, mexa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Acrescente o creme de leite e incorpore bem.
Coloque metade do creme na fôrma reservada e leve à geladeira até ficar firme (de 15 a 20 minutos). Reserve o restante fora da geladeira, coberto.
Pique grosseiramente os biscoitos, coloque-os numa tigela e banhe-os com rum. Espalhe metade do biscoito sobre o creme de chocolate preto. Cubra com metade do creme reservado e leve a fôrma de volta à geladeira até ficar firme (de 15 a 20 minutos).

Prepare o creme de chocolate branco:

Numa tigela, misture bem as gemas e o açúcar com um batedor de mão até obter um creme homogêneo. Reserve.

Coloque o chocolate branco numa tigela refratária apoiada sobre uma panela com água bem quente (não deixe ferver) e mexa delicadamente até que derreta. Deixe esfriar um pouco e acrescente à mistura de gemas, juntamente com o leite. Misture bem.

Numa tigela refratária pequena, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo alto em banho-maria e mexa até dissolver. Junte ao creme de chocolate branco, incorpore bem e espere esfriar em temperatura ambiente. Acrescente o creme de leite e misture delicadamente.
Leve à geladeira para ficar espesso (cerca de 10 minutos). Retire, espalhe sobre o creme de chocolate preto e leve novamente para gelar até endurecer um pouco (15 a 20 minutos). Distribua a outra metade dos biscoitos na fôrma e termine com o creme de chocolate preto reservado. Deixe na geladeira até ficar bem firme (cerca de duas horas).
Vire sobre um prato retangular soltando os lados da fôrma com uma faca. Retire o papel-manteiga e reserve.

Prepare a cobertura:

Numa panela média, leve 1/2 xícara de água e o açúcar ao fogo médio e mexa delicadamente até dissolvê-lo. Cozinhe sem mexer até atingir o ponto de bala dura (pingue um pouco da calda sobre um recipiente com água fria; se conseguir moldar com os dedos uma bola firme que mantém o formato, estará no ponto).
Na batedeira, bata as claras em neve até obter picos firmes. Com o aparelho ligado, despeje a calda bem quente sobre as claras e continue batendo até esfriar. Cubra toda a superfície do doce com esse glacê.
Aqueça a água restante, despeje numa tigela pequena e peneire sobre ela o chocolate. Misture bem e derrame delicadamente sobre a glacê fazendo movimentos circulares com uma colher para mesclar a cobertura. Corte em fatias e sirva.

TOPO