Coluna ADI-PR

Vice-prefeito de Curitiba pede desfiliação do PSDB

Pediu desfiliação

O presidente do PSDB de Curitiba, Edson Lau, recebeu o pedido de desfiliação do vice-prefeito Eduardo Pimentel e disse que os tucanos vão trabalhar na construção “candidatura própria a prefeito nas eleições de outubro, em consonância com partidos do mesmo espectro ideológico, que assim se dispuserem”.

Casa do Eletricista – RETOMA

 

(Foto: Divulgação)

 

Encontro virtual

“Considerando a pandemia do coronavírus e a responsabilidade na prevenção do contágio e propagação, convocarei nessa semana reunião, através de videoconferência, da comissão executiva municipal para que possamos discutir este e outros assuntos pertinentes ao PSDB de Curitiba”, completa Edson Lau.

 

Fundo rotativo

O governador Ratinho Junior e o diretor do BRDE, Wilson Bley Lipski, lançaram um fundo rotativo de R$ 300 milhões para o apoio de projetos em diversas áreas: energia, inovação, turismo, bovinocultura, agricultura familiar e agroindústrias, micro e pequenas cooperativas, micro, pequenas e médias empresas, armazenagens, parcerias público-privadas e concessões.

 

Epidemias

O secretário Beto Preto (Saúde) vai prestar esclarecimentos terça-feira (24), na Assembleia Legislativa sobre a situação e providências oficiais sobre as epidemias de dengue e coronavírus no Paraná.

 

Sem viagem

O ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) cancelou viagem ao Paraguai na próxima semana para uma palestra na Câmara de Comércio Brasil-Paraguai, em Assunção. O coronavírus é o motivo. O Paraguai adotou medidas restritivas para impedir a ampliação da pandemia, como o fechamento de fronteiras e o controle da circulação de pessoas e de veículos.

 

Força policial

O ministro defendeu a portaria que autoriza o uso da força policial para ajudar no combate à pandemia do coronavírus. Moro afirmou que a medida vai ser “bem compreendida” pela sociedade e a comparou à Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro no início do século 20.

 

Ao trabalho

O apresentador Ratinho defendeu o presidente Jair Bolsonaro no seu programa de TV no SBT. “Eu desejo sinceramente que o senhor persista na sua trajetória. As pessoas precisam entender que o presidente Bolsonaro foi eleito democraticamente, voto na urna. Goste ou não dele, ele é o presidente do Brasil. Ele tem o jeito dele, que deve ser respeitado”, frisou.

 

Greve suspensa

A greve do transporte coletivo de Cascavel foi suspensa por causa do novo coronavírus. “Como temos responsabilidade pela população, suspendemos a greve para voltar em outro momento”, disse o presidente do sindicato dos trabalhadores no setor, Nelson Borba. De acordo com a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito, a frota normal circula com 135 veículos, com uma média de 70 mil passageiros nos dias úteis.

 

Feira suspensa

A 46ª Exposição Agropecuária de Umuarama (Expo Umuarama) foi suspensa pela Sociedade Rural. O evento seria realizado até domingo (22).

 

Novo horário

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping divulgou comunicado oficial sobre a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos. Desde ontem (quarta, dia 18), os shoppings devem abrir às 12 e fechar às 20 horas. O novo horário deverá se manter nos dias seguintes, “até que a situação se normalize”, diz a nota.

 

Aulas suspensas

O prefeito César Silvestri Filho (Pode) mandou suspender por tempo indeterminado as aulas nas redes pública e privada de ensino a partir de sexta-feira (20) em Guarapuava. São 18 mil alunos matriculados em escolas municipais e creches. A cidade tem um caso suspeito do coronavírus.

 

Censo suspenso

A pandemia de coronavírus levou o IBGE a adiar para 2021 o censo que começaria em 1º de agosto. Estavam planejados as visitas de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil. Além da dificuldade de contato pessoal dos recenseadores com a população por causa da epidemia, foi levada em consideração a impossibilidade de treinamento da força de trabalho, que seria iniciado em abril.

 

Parques fechados

Os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras – foram fechados por 15 dias como parte das medidas de prevenção ao coronavírus. A Argentina e o Paraguai bloquearam as pontes da Fraternidade e da Amizade. Só podem atravessar aos países vizinhos os brasileiros que lá tiverem residência.

 

Novo PGJ

O governador Ratinho Junior escolheu Gilberto Giacoia ao argo de procurador-geral de Justiça, chefe do Ministério Público, pelos próximos dois anos. Com 595 votos, Giacoia foi o mais votado pelos membros do MP.

 

Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO