Fale com a gente

Dom João Carlos Seneme

Vós sereis minhas testemunhas. Eu estarei convosco todos os dias!

Publicado

em

Um fio condutor percorre as leituras deste 3º domingo depois da Páscoa; fio que nos permite penetrar cada vez mais no sentido do mistério pascal: do querigma (anúncio) que pede a mudança de uma lógica puramente humana (primeira leitura), passamos à vida vivida como critério de pertença a Deus (segunda leitura), para finalmente chegar ao testemunho do Ressuscitado (Evangelho). Trata-se do caminho da vida cristã com todos os seus componentes, caminho que, à luz da Páscoa, adquire um significado particular, porque se indica a profissão de fé em Deus criador, o Deus da vida, que tem o poder de ressuscitar Cristo e, em Cristo, todos os seres humanos, transformando-os em testemunho do seu amor.

Na conclusão de seu Evangelho, Lucas – antes da despedida – relata novamente um encontro de Jesus com seus discípulos. O convívio fraterno é um traço característico do terceiro Evangelho e é sugestivo que o tema também se repita na conclusão do Evangelho, na última refeição que Jesus faz com seus discípulos, antes de seu retorno ao Pai. A intenção do texto não está em destacar como aconteceu a ressurreição, mas iluminar o fato de que o Ressuscitado não é outro senão o Jesus de Nazaré, o crucificado.

Aos 11 apóstolos, assustados e cheios de dúvida, Jesus mostra que tudo tem um sentido, tudo é graça, porque faz parte do desígnio salvífico de Deus revelado nas Escrituras. Iluminada por esta luz, a paixão-morte-ressurreição não é o fracasso de um projeto, mas a sua realização porque a palavra da salvação está inscrita até na morte.

Sob esta ótica devem ser compreendidas a conversão e o perdão dos pecados que o Ressuscitado confia ao testemunho dos apóstolos. Para o evangelista Lucas, converter é voltar a ler a própria vida no contexto do plano divino da Salvação.
Trata-se do projeto que o Pai desenhou para todos os povos, mas, sobretudo, para os filhos que abandonaram a casa do Pai (filho pródigo), os pecadores públicos (Lc 7), os fariseus que se consideram justos desprezando os outros (Lc 7), os ricos que acumularam bens para si (Lc 16 e Lc 19), os criminosos crucificados (Lc 23). A todos é dado um novo começo.

“Vós sois testemunhas disso” é a frase final. Deste modo, 11 homens – e com eles os fiéis de todas as gerações – são responsabilizados pela obra de Jesus: o Reino de Deus, o anúncio da conversão e do perdão tornar-se-ão fermento graças ao testemunho dos discípulos e discípulas do Cristo morto e ressuscitado. Não se trata apenas de ensinar, mas de testemunhar, porque a fé nasce do envolvimento pessoal no destino da palavra. Não se testemunha algo, mas se testemunha alguém. É o que o evangelista Lucas mostra desde o início nos Atos dos Apóstolos, seu segundo livro, quando conta a história de Estêvão, a testemunha que perdoa.

A Páscoa torna-se assim uma nova possibilidade, dada a um mundo em agonia, de assumir a utopia como estilo de vida. Uma utopia, é claro, fundada não em especulações humanas, mas na certeza de que Deus venceu a morte.

Neste tempo pascal somos convidados a renovar nossas vidas e de nossas comunidades cristãs. Todo domingo é dia de festa e de alegria. Como aconteceu com os apóstolos, Jesus está no centro da comunidade reunida em seu nome. É ali que renovamos nossas forças. Precisamos deste momento. Vivemos em um mundo que perde o rumo, que é capaz do melhor e do pior. Deus nos oferece a direção correta. É neste mundo que somos enviados para ser testemunhas do amor e da alegria de Deus.
Neste dia peçamos ao Senhor Ressuscitado que abra nossas mentes para entender as escrituras e que Ele faça de todos nós testemunhas e mensageiros do amor que vem de Deus. Amém.

 

O autor é bispo da Diocese de Toledo
revistacristorei@diocesetoledo.org

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente