Ford Ranger e EcoSport
Editorial

Voz e vez às comunidades

Mais que informar, uma das missões da imprensa é transformar a vida das pessoas, melhorar o bem-estar nas comunidades, divulgar e apoiar boas iniciativas e apontar as melhorias e demandas necessárias para o bom convívio social. Pensando dessa forma e com esses objetivos como alguns dos pilares dessa instituição, foi desenvolvido e criado o projeto “O Presente na Comunidade”.

A ideia é aproximar o jornal da população, mostrar a realidade vivenciada em cada bairro do município, conversar com as pessoas para saber o que há de agradável – e até mesmo desagradável, se for o caso – no lugar onde vivem, oferecer espaço para que mostrem o que estão fazendo, pensando e querendo para a sua vizinhança.

Casa do Eletricista – RETOMA

O projeto começou no Bairro São Lucas, passou pelo Ana Paula, depois pelo Bairro Marechal e chegou à Vila Gaúcha, com a matéria publicada na edição de sexta-feira (10). Toda semana, a reportagem do Jornal O Presente vai até um bairro ou distrito para que moradores, lideranças, empresário e/ou representantes de instituições falem sobre o que acontece por lá.

Apesar de Marechal Rondon ser um município pequeno, muita gente não conhece a realidade dos bairros por onde não tem o costume de passar. Então, essa série de reportagens é uma boa oportunidade para que vocês, nobres leitores e leitoras, conheçam um pouco mais da sua cidade, quebrem paradigmas e percebam que por trás de nomes de localidades estão o que Marechal Rondon tem de melhor: as pessoas.

O projeto surgiu da ideia de dar voz e vez às pessoas comuns, que vivem o dia a dia dessas comunidades, para desvendar o que muitas vezes está bem na frente das pessoas, mas passa despercebido. Por outro lado, “O Presente na Comunidade” pode ajudar vereadores e o governo municipal a promover o desenvolvimento dessas comunidades, seja na resolução de problemas, seja no apoio a tantas iniciativas populares que brotam no seio dessas comunidades, em prol dessas mesmas comunidades. Busca-se, com isso, um jornalismo de resultados, que descortine verdades e realce a vida em Marechal Cândido Rondon.

Duas situações saltam aos olhos. Todo bairro tem seus anseios e demandas, mas percebe-se, ao menos até agora, que as pessoas gostam de viver aqui. Em segundo lugar e não menos importante, observa-se que há muitas iniciativas populares acontece para melhorar a vida nesses bairros. Muitas delas, por sinal, por vezes ficam “escondidas” no anonimato, ao menos até agora.

A Editora O Presente tem um orgulho danado em criar, desenvolver e divulgar projetos como esse, em que a imprensa se integra às pessoas em prol de um bem maior, um bem comum. São desafios prazerosos que fazem do jornalismo não apenas um instrumento de informação, mas um instrumento de integração.

A equipe de jornalismo logo vai bater à sua porta. Fique atento, converse com as pessoas em seu bairro, a gente quer bisbilhotar a sua vizinhança.

TOPO