Fale com a gente

Brasil Medida preventiva

Caso de “vaca louca” barra exportação de carne bovina do Brasil para a China

Publicado

em

A suspensão é uma medida preventiva que atende ao protocolo sanitário entre os dois países e foi confirmada oficialmente pelo Ministério (Foto: Divulgação)

O Ministério da Agricultura do Brasil suspendeu exportações de carne bovina do país à China após a confirmação de um caso atípico de doença de “vaca louca” em Mato Grosso, afirmou na segunda-feira (03) o representante de uma importante empresa exportadora.

A suspensão é uma medida preventiva que atende ao protocolo sanitário entre os dois países e foi confirmada oficialmente pelo Ministério. Segundo nota do ministério, a expectativa é de que vendas de carne bovina para os principais clientes do Brasil sejam retomadas em breve, pois a suspensão é “protocolar e não de risco sanitário”.

Em posicionamento oficial, o Ministério da Agricultura diz que “não houve proibição das exportações, apenas uma suspensão temporária protocolar. Trata-se de uma medida automática prevista em documento de 2015, assinado entre Brasil e China. Como se trata de uma medida protocolar e não de risco sanitário, a expectativa é que acabe logo o embargo. Em tempo razoável, as autoridades chinesas irão avaliar os documentos já entregues pelo Brasil por meio da embaixada brasileira em Pequim ao governo chinês. As negociações entre Brasil e China para outros assuntos continuam. Além disso, o status do Brasil para “vaca louca” permanece como risco insignificante. Foi um caso atípico e isolado”.

 

Com Boca Maldita e sites 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente