O Presente
Brasil

Coronavírus: hospitais do Paraná têm cerca de 3,7 mil respiradores

calendar_month 10 de abril de 2020
2 min de leitura

Os hospitais do Paraná têm 3.792 respiradores, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Destes, 2.815 equipamentos estão em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento é fundamental para o tratamento de pacientes graves com Covid-19, que apresentam o quadro de insuficiência respiratória por causa da inflamação pulmonar.

A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 5% das pessoas infectadas pelo coronavírus precisam

Segundo a Sesa, 59 pessoas com coronavírus estavam entubadas usando ventiladores mecânicos na quarta-feira (9). De acordo com a secretaria, o estado tem 550 casos confirmados da doença e registrou 17 mortes.

Como funciona o respirador?

O equipamento consegue ajustar a frequência da respiração do paciente, a pressão do ar e a quantidade de oxigênio.

Em condições normais, o ar que um ser humano respira tem 21% de oxigênio.

O ar entra pelas vias superiores, passa pela traqueia e entra nos pulmões. Dentro do órgão, os alvéolos trabalham para liberar o gás carbônico e absorver o oxigênio que é distribuído para todo o corpo.

Quando o paciente tem insuficiência respiratória, este processo fica comprometido. Em alguns pacientes com Covid-19, os pulmões inflamam e perdem capacidade de absorção de oxigênio.

“O paciente começa a ter dificuldade respiratória. Com a fadiga dos músculos da respiração, o paciente pode precisar da ajuda do equipamento, que seria um motor ao lado da pessoa”, afirmou o médico intensivista Eduardo Gubert.

Corrida por equipamentos

O Brasil tem cerca de 65 mil ventiladores mecânicos, sendo que 46 mil estão em leitos do SUS, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Sesa, o Paraná não sofre com falta de equipamentos no atual estágio da pandemia.

Mesmo assim, o estado tem encontrado dificuldades para comprar mais equipamentos.

“Várias compras nossas foram desertas pelos fabricantes ou intermediários. Nós estamos conseguindo agora fazer uma compra de cerca de 200 respiradores novos que devem ajudar a fazer uma nova fase de expansão da rede hospitalar”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

De acordo com o secretário, o Paraná ainda teria direito a um repasse de outros 400 ventiladores mecânicos por parte do Governo Federal, que planeja adquiri 15 mil equipamentos para todo o país.

Com G1/RPC

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.