O Ministério da Educação enviou uma recomendação por e-mail para as escolas públicas e privadas de todo o Brasil pedindo que, no primeiro dia de aula, os estudantes ouçam uma carta escrita pelo ministro do órgão, Ricardo Vélez Rodríguez, fiquem perfilados para cantar o Hino Nacional e que este momento seja filmado para ser enviado posteriormente ao ministério.
A carta assinada por Vélez termina com o slogan da campanha do presidente Jair Bolsonaro : “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos” — o slogan oficial da gestão é “Pátria Amada Brasil”.
A sugestão do MEC não se aplicará nas escolas do Paraná, onde o ano letivo de 2019 já estão em andamento.
“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”, diz o documento enviado pelo MEC.
O e-mail solicita, a seguir, que o Hino Nacional seja executado e que os alunos fiquem perfilados diante da bandeira nacional, onde houver, e que a ação seja filmada.
Posteriormente, o vídeo registrando uma parte da ação deve ser enviada ao ministério porque segundo o comunicado oficial, publicado às 18 horas e 7 minutos de ontem , a atividade faz “parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”.
Alguns sindicatos de professores já se manifestaram na segunda-feira (25), considerando que a recomendação trata-se de “desrespeito” , que soa “como uma distopia digna das piores ficções” e que o governo está misturando “a coisa pública com política partidária e idolatria”.
Com Rádio Difusora