Fale com a gente

Brasil Contas

Metade dos brasileiros que buscam empréstimos querem pagar dívidas

Publicado

em

Quase metade dos brasileiros que buscam por empréstimos no Brasil (48%) têm o objetivo de quitar dívidas com os recursos obtidos (Foto: Divulgação)

Quase metade dos brasileiros que buscam por empréstimos no Brasil (48%) têm o objetivo de quitar dívidas com os recursos obtidos. A grana extra também é procurada para a abertura de novos negócios (17%) e reforma da casa (10%).

Informações do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontam que aproximadamente 62,6 milhões de brasileiros terminaram 2018 com as contas no vermelho.

Os dados da pesquisa, que foram apresentados a partir de informações de 270 mil pessoas que buscaram linhas de crédito entre maio de 2017 e novembro de 2018, mostra ainda que 47% das procuras foram feitas por assalariados, 34% por autônomos, 8% por funcionários públicos, 7% por aposentados e 3% por desempregados.

 

Cartão tira o sono

De acordo com um outro levantamento realizado pelo aplicativo Guiabolso, a fatura do cartão de crédito é a conta que mais tira o sono dos brasileiros. O débito foi citado por 45,5% dos entrevistados pelo estudo. Cálculos apontam que os usuários da plataforma desembolsam, em média, R$ 2.661 mensalmente com as faturas.

Em seguida, aparecem as pessoas que mencionam o aluguel e financiamento (14,2%) como a conta que mais causa preocupação no dia a dia. Há ainda quem tenha dores de cabeça causadas pelos pagamentos do IPVA (12,7%), gastos escolares (8,9%), contas de água e luz (3,8%), IPTU (2,7%) e boletos de telecomunicações (2,1%).

Questionados sobre o que motivava o temor pelas contas citadas, mais da metade dos entrevistados (52,3%) culpou o alto valor do boleto. Outros 21,2% afirmaram que a dor de cabeça é causada por ser um gasto recorrente, e 10,8% disseram “nunca” saber quanto vão pagar.

 

Com Bem Paraná e agências 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente