O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu ontem (12) que existe uma “tendência pequena de aumento” de óbitos em decorrência da Covid-19. Ele citou como os Estados que mais preocupam o Mato Grosso do Sul e o Tocantins.
Ao falar com a imprensa, Queiroga negou que essa tendência de aumento poderia ser o início de uma terceira onda de coronavírus. Conforme o ministro, esse cenário surge diante de alguns fatores, como a retomada de atividades em locais que estavam fechados, a exemplo de São Paulo e Brasília, a chegada do inverno e a variante indiana, que é altamente mais contagiosa.
“Fala-se em primeira, segunda ou terceira onda. Para mim, esses casos que nós temos se devem em função de uma abertura maior das cidades. Quando abre, há tendência a ter novos casos. Em segundo lugar, temos a estação do inverno, onde há tendência maior de circulação de vírus e com isso podemos ter mais casos”, explicou.
Queiroga ressaltou, por outro lado, que não há indícios de novas pessoas contaminadas com a variante indiana. Ele informou que há nove casos em observação.