A onda de ar frio que passa pelo Sul do país trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul, além de chuva congelada, nesta quarta-feira (28). Em São Francisco de Paula, na Serra, a população foi para as ruas brincar com a neve que caía no início da noite.
Segundo a Somar Meteorologia, houve queda de neve em Pelotas, São Francisco de Paula, Gramado, Carlos Barbosa, Bagé, Herval, Piratini, Caxias do Sul, Marau e Farroupilha.
Chuva congelada
Em outros locais do RS houve registro de chuva congelada, que é quando as gotículas de água congelam ao deixar a nuvem, mas derretem ao tocarem o chão.
Os flocos de neve descem das nuvens em uma região que está bem fria e caem numa região da atmosfera que está quente.
O fenômeno foi registrado pelo menos em Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Itaara, Tupanciretã, Canguçu e Lavras do Sul.
Além disso, segundo a Somar Meteorologia, há o “graupel”, que é um pequeno grânulo de gelo criado quando gotas de água super-resfriadas cobrem um floco de neve. O graupel é branco, opaco, macio e pode desmanchar facilmente na sua mão, e também é geralmente menor que o granizo, com um diâmetro de cerca de 0,2cm a 0,5 cm.
Diferença
De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes. No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.
Previsão do tempo
A quinta-feira (29) tem previsão de neve na Serra, devido ao frio, que ganha cada vez mais intensidade e a umidade que sopra do oceano e favorece a formação de nuvens carregadas.
O dia começa também com previsão de geada ampla em diversos municípios gaúchos, e somente áreas litorâneas terão bastante nebulosidade ao longo do dia e temperaturas levemente mais altas não têm risco de geada.
![]()
Segundo o Inmet, na manhã de hoje, as estações do instituto já registraram temperaturas baixas (inferiores a 5°C) em praticamente toda a região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul, com destaque para 7,8ºC em Bom Jardim da Serra (SC), -5,2°C em São Joaquim (SC), 5,1ºC em General Carneiro (PR), -3,7ºC em São José dos Ausentes (RS), -2,9°C em Campos Novos e Curitibanos, ambas em Santa Catarina.
Conforme o Inmet, a frente fria deve avançar ainda hoje sobre o Sudeste e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, e até o final do dia deverá atingir o sul da Região Amazônica (Rondônia e Acre).
“No período de 29/07 a 01/08, continua mantida a previsão de que o ar frio predominará por todo o Centro-Sul do país e sudoeste da Amazônia Legal. No dia 30/07, o ar frio avançará também para o sul da Bahia e as demais áreas do interior da Região Nordeste (declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude)”, diz nota do instituto.
VEJA VÍDEOS DE GRAMADO E CANELA
Com G1, Agência Brasil e outros