Fale com a gente

Brasil Corrente de ar seco e quente

Semana congelante de até 8°C negativos termina com calor de 30°C

Publicado

em

(Foto: Valdelino Pontes/AEN)

Semana que teve frio polar de até 8,2ºC abaixo de zero no Sul do Brasil e marcas negativas em centenas de municípios do Sul do país terminará com calor ao redor de 30ºC no Rio Grande do Sul e 29ºC no Paraná. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia, atua no momento inicial sobre o Centro da Argentina e o Uruguai, e durante o fim de semana vai estar sobre o Estado gaúcho.

A corrente de jato traz ar seco e quente que vai elevar fortemente a temperatura à tarde com máximas no fim de semana até 8ºC a 10ºC acima das médias máximas históricas do mês de julho no território gaúcho. As noites seguem um pouco frias, até bastante frias em baixadas muito localizadas, mas a grande diferença será sentida mesmo nas máximas com tardes quentes para esta época do ano.

Os modelos, em geral, projetam máximas de 27ºC a 30ºC tanto para o sábado quanto para o domingo na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, mas o ingresso de nuvens deve frustrar aquecimento maior no domingo em parte do Estado. É possível que em alguns locais as máximas passem um pouco dos 30ºC.

 

PARANÁ

O centro mais intenso do sistema de alta pressão (massa de ar frio) se desloca mais para leste e sobre o mar, na altura do Sul do país. Com isto, na região do Paraná, predomina a borda do sistema (massa de ar frio) com características de um ar menos frio se comparado à área central. Nestas condições, é esperado uma maior elevação das temperaturas até a tarde. Destaca-se ainda que pode formar nevoeiro entre regiões de serras e vales, principalmente do período da madrugada para o amanhecer, reduzindo com isto a visibilidade em alguns pontos de estradas.

 

CALOR VAI DURAR POUCO

Períodos quentes no inverno são comuns, mesmo no auge da estação como em julho. São, entretanto, em regra, muito curtos e logo dão lugar à chuva e ao retorno do frio.

Quando há um persistente bloqueio atmosférico intenso, o Sul do Brasil pode experimentar muitos dias quentes enquanto ao Sul na região do Prata chove muito. Como o cenário do fim de semana não é de bloqueio, o período quente à tarde será curto.

A previsão é que no começo da semana, especialmente na segunda-feira, uma frente fria chegue ao Rio Grande do Sul e traga chuva para o Estado gaúcho, impedindo a sequência de tardes quentes para esta época do ano.

E, na sequência, uma nova massa de ar polar vai ingressar entre terça e quarta-feira com acentuado declínio da temperatura e o retorno das marcas negativas e da geada para grande número de municípios.

No Paraná há previsão de geadas nos dias 29 e 30 e mínima de 1ºC para o próximo fim de semana.

 

Com Metsul

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente