Brasil Temperaturas entre -1°C a 5°C

Vai nevar? Entenda as condições que devem possibilitar o fenômeno na próxima semana

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Urupema)

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) confirmou, na quinta-feira (12), que há chance de neve no Estado na próxima semana. O fenômeno deve ocorrer na Serra catarinense entre terça-feira (17) e quarta (18).

No entanto, é preciso que a previsão de elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e temperaturas entre -1°C a 5°C se confirme. Essa combinação, segundo os meteorologistas, é fundamental para a ocorrência de neve.

[ Publicidade ]
Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

O fenomêno deve ocorrer mais cedo do que geralmente é registrado no Estado. O esperado “veranico de maio”, que ocorre quando as temperaturas sobem em Santa Catarina neste mês, foi substituído pela previsão de frio intenso, registrado desde o início do mês.

[ Publicidade ]
Nied maio 2022 w

Em 6 de maio, por exemplo, Urubici, na Serra, registrou -1,52ºC. Em Urupema, na mesma região, a mínima foi de -1,4ºC. Já na localidade do Vale dos Caminhos da Neve, em São Joaquim, houve formação de geada. Esse fenômeno, que encobre a vegetação com uma fina camada de gelo também deve ocorrer na próxima semana.

Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, para a formação de geada é necessário umidade relativa do ar baixa e temperatura baixa. Desta forma, essa condição deve ocorrer a partir da próxima quinta-feira (19), com mínima negativa e geada nas áreas altas do Estado.

 

Com g1
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO