Fale com a gente

Affonso Celso Gonçalves Jr.

A troca…

Publicado

em

Affonso Celso Gonçalves Jr. – Autor do livro ‘Fragmentos’

_____________________________________________________________________________________

Tudo em nossa vida, a cada encarnação tem um preço e uma troca e estas trocas são sempre equivalentes: amor em troca de resignação; resignação em troca de conhecimento; conhecimento em troca de ausência; ausência em troca de sabedoria; sabedoria em troca de esforço; esforço em troca de realização e realização em troca de conquista.

Sendo assim, nesta ou em outras vidas, sempre teremos uma nova oportunidade de progredir e de resgatar nossas diferenças, pois sempre estamos no caminho da justiça e perfeição, buscando nosso caminho entre o sagrado e o profano.

Todas as nossas conquistas têm seu preço e a sua troca equivalente, e isso é natural e sequencial, sendo que tudo que nos cerca e tudo que ocorre está sempre nos encaminhando ao nosso destino, de uma forma ou de outra. Temos de ter a malícia para nos esquivar de encruzilhadas dúbias e nos concentrar na retidão do caminho árduo do conhecimento pleno e absoluto.

Nunca duvide da bondade divina, mas nunca relaxe ao ponto de achar que seu esforço não será necessário, pois nada é gratuito em nossa jornada e isso é a lei suprema e, assim, nos mostra a Lei de Thelema – “Faze o que tu queres, há de ser toda a lei – Amor é a lei, amor sob vontade”. Então, seja sempre o que tu queres e o que tu desejas, pois a única obrigação em vossa caminhada é ser o que aquilo que tu idealizas e aquilo o que tu desejas, pois nada é mais importante que tua vontade.

Siga teu caminho, sempre em frente, mesmo que, momentaneamente, suas ideologias sejam colocadas de lado, por uma prioridade recente e necessária, porém jamais esqueças o motivo verdadeiro de aqui estarmos e porque aqui permanecemos, enquanto não recebemos o chamado do grande Pai.

Sempre devemos refletir que tudo aquilo que buscamos e desejamos tem um preço e que isso deverá ser pago nesta ou na próxima caminhada, e isso não é negociável. Assim, devemos agir e pensar, de forma que saibamos qual o preço a ser pago pelas nossas conquistas, para que possamos estar preparados para cumprir nossos compromissos assumidos perante o grande criador.

Nossas ações devem ser pautadas em atitudes que enalteçam a caridade, a bondade e a fraternidade, independente do que possamos receber em troca, pois se nossas demonstrações forem ao encontro destas prerrogativas, certamente estaremos no caminho do crescimento espiritual e emocional necessário ao desenvolvimento de nossa alma na busca da verdadeira luz. Então, vamos lapidar nossa alma na busca de nosso “eu” interior para que possamos fazer nossas trocas equivalentes e, assim, poderemos obter tudo aquilo que somos merecedores.

A troca equivalente, segundo a alquimia, é baseada na prerrogativa de que tudo aquilo que se planta, obrigatoriamente terá de ser colhido e, assim, tudo aquilo que se deve, terá de ser pago. Portanto, nossa recompensa sempre se deve ao que verdadeiramente somos.

A Lei de Lavoisier explica de forma eficaz a lei da troca equivalente, pois trata de qualquer sistema, físico ou químico, explicando que nunca se cria e nunca se elimina a matéria, sendo possível apenas transformá-la de uma forma em outra e, portanto, na natureza, nada se cria e nada se perde, pois tudo se transforma.

“A verdadeira beleza, aquela que eu pretendo, está em fazer o bem em troca do mal”. Mahatma Gandhi

Sobre o autor: Affonso Celso Gonçalves Jr.

É graduado em Química Industrial pela UFSM-RS, especialista em Ensino de Química pela UEPG-PR, mestre em Agroquímica pela UEM-PR, doutor em Química Analítica pela UFSC-SC, pós-doutor em Ciências Ambientais pela UFG-GO, pós-doutor em Remediação de Compartimentos Ambientais pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha e também pós-doutor em Ciências Agrárias pela UEM-PR. Profissionalmente, o autor é professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desde 1999, tendo atuado até 2021 no Centro de Ciências Agrárias e desde 2021 está lotado no Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, no campus de Cascavel, ministrando aulas de Química aplicada aos cursos de Engenharias. Atualmente, é pesquisador Produtividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Ciências Ambientais. Atua como docente permanente e orientador nos seguintes programas de mestrado e doutorado da Unioeste: a) Engenharia de Energia na Agricultura; b) Conservação e Manejo de Recursos Naturais.

Lidera o Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA). Em sua carreira já publicou aproximadamente 270 artigos científicos em periódicos indexados internacionais e nacionais, além de cerca de 600 trabalhos em eventos científicos internacionais e nacionais. Cabe ressaltar ainda a publicação e organização de livros técnicos e científicos, além de dezenas de capítulos de livros científicos internacionais e nacionais.

Já ministrou em torno de 100 conferências, palestras ou trabalhos em diversas instituições do Brasil e do exterior (Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal e Chile) com as quais possui parcerias científicas e convênios.

Possui diversos projetos de pesquisa e extensão concluídos e/ou em andamento aprovados com recursos e em colaboração com equipes nacionais e internacionais.

Tem experiência como palestrante e na condução de treinamentos e cursos nas áreas de gestão e sustentabilidade ambiental e ferramentas da qualidade laboratorial. Em sua vida profissional também já colaborou com diversas empresas e indústrias nas áreas ambiental, química, alimentos e fármacos.

Recebeu em sua carreira diversas homenagens e prêmios nacionais e internacionais.

Instagram: https://www.instagram.com/affonso_jr_/

Facebook: https://www.facebook.com/affonso.goncalvesjunior

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0274178372961922

Livro FRAGMENTOS: https://www.livrariascuritiba.com.br/fragmentos-lv502560/p

Copyright © 2017 O Presente