Quem está atento às redes sociais percebe com clareza a diferença entre o governo passado, do prefeito Marcio Rauber, e o atual, de Adriano Backes.
Marcio Rauber se manteve fiel ao estilo articulador: comunicação direcionada e imposição nas falas. Poucos ousavam criticá-lo porque sabiam que receberiam o troco.
Já o prefeito Backes anda pelas ruas e pelos bairros sem preocupação com o português, sem preocupação com a roupa que veste e nitidamente indo ao encontro das pessoas com sorriso no rosto e braços abertos.
É um confronto de estilos.
Rauber vem amparado por dois governos bem aprovados e muitas realizações.
Backes vem amparado por uma maiúscula vitória eleitoral.
Apesar do início bem tumultuado, com críticas do ex-prefeito Marcio Rauber, que nem na sua posse foi, e principalmente seus aliados, Backes não se acanhou. Pelo contrário, está cada dia mais confiante em seu governo e disposto a formar o seu grupo político, já que terá obrigatoriamente que conviver com as dissidências dos aliados de Rauber, que resolveu seguir seu caminho longe do atual prefeito.
Quem está próximo dos dois garante que uma reaproximação é quase impossível e que os interesses de cada um levarão obrigatoriamente a campos opostos e um confronto já em 2026, mas principalmente um desafio em 2028, quando ambos pretendem disputar a prefeitura, colocando um grupo contra o outro.
Por enquanto alguns vereadores e aliados já definiram posição, mas a grande maioria ainda está observando o quadro, esperando e provavelmente querendo avaliar melhor o trabalho dos atuais governantes, prefeito Backes e seu vice Vanderlei Sauer.
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul
arno@revistaamigosdanatureza.com.br
@arnokunzler
Quer ler mais artigos do Arno Kunzler? Clique aqui.