O Presente
Arno Kunzler

Fim de um ciclo

calendar_month 12 de junho de 2023
2 min de leitura

Mais uma vez a região Oeste do Paraná está diante de um vazio de lideranças que precisa ser preenchido.

Desde a eleição de Werner Wanderer para deputado estadual, em 1974, Marechal Cândido Rondon não ficava sem lideranças locais com mandato estadual e federal.

Definitivamente, Elio Lino Rusch e Ademir Bier estão sem espaço para novos desafios eleitorais; ainda que tentem, dificilmente terão êxito.

Assim como em Toledo havia se encerrado o ciclo de Dilceu Sperafico, que por força de circunstâncias teve que voltar, Assis Chateaubriand também encerrou o ciclo de Moacir Micheletto e Medianeira o ciclo do PT.

A última eleição nos trouxe novos líderes para representar a região, mas não sinalizou qual o espaço que as novas lideranças terão num novo contexto a ser construído a partir de 2024.

Vivemos ainda um período de acomodações, ciúme de quem está saindo de cena e medo dos que estão querendo entrar.

Logo mais teremos que fazer escolhas: novos prefeitos e novos nomes para deputado estadual e federal em 2026.

Tanto os que perdem a eleição para prefeito, quanto os que ganham podem deixar caminho pavimentado para deputado.

Enquanto os grupos vão se degladiando para descobrir os nomes que querem e que têm condições de vencer uma eleição para prefeito, os eventuais líderes que desejam algo maior, como uma candidatura a deputado estadual e federal, preocupam-se com as divisões que essa disputa gera.

Em Marechal Cândido Rondon, embora os nomes estejam todos colocados, não se tem a menor ideia quem vai de fato emplacar e para quê.

Por enquanto, a única certeza que se tem é que Marcio Rauber é um potencial candidato a deputado estadual, mas para confirmar essa hipótese será necessário que eleja seu sucessor e que este lhe dê apoio.

A oposição continua sem encontrar um nome de consenso, nem para prefeito e nem um projeto de deputado, ainda que tenha integrantes jovens de bom potencial.

O certo é que haverá renovações importantes na política regional.

Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.