Primeiro teste
As rotatórias implantadas na Rua Minas Gerais, em Marechal Cândido Rondon, passaram fácil pelo primeiro teste. Motoristas e pedestres aprovam o novo modelo que reduziu sensivelmente a velocidade do trânsito e que deve ser sucedido com a liberação das ruas transversais, entre Avenida Rio Grande do Sul e Rua Minas Gerais, em mão dupla. Será um duplo acerto, com certeza.
Segundo teste
A questão que mais vem sendo questionada pelos motoristas, especialmente os de Marechal Cândido Rondon, são os semáforos de quatro tempos. Uma tentativa de mudar eles para dois tempos pode ser muito interessante, como também a ideia de implantar em seu lugar novas rotatórias ao longo das avenidas.
Terceiro teste
O conjunto visual e harmônico do centro da cidade precisa sair da pista de rolamento e alcançar as laterais das ruas. É preciso implantar mais ciclovias e calçadas regulares e desobstruídas para os pedestres, caso contrário, além de não estimular as pessoas a caminharem pelo centro da cidade, também não atraímos ciclistas e pedestres para compras no comércio. Duplo prejuízo.
Quarto teste
Ainda precisamos criar o estacionamento pago. Não é questão de querer, mas, sim, de precisar. Não é aceitável que uma cidade pequena como Marechal Cândido Rondon, com ruas largas e espaçamento grande entre os estabelecimentos comerciais, não tenha lugar para os clientes. Empresários e funcionários estacionam de manhã, saem de meio-dia, voltam às 13h30 e saem às 18 horas e reclamam da falta de lugar para os clientes. Assim não se resolve o problema. O jeito é cobrar pelo espaço.
Quinto teste
É preciso rever a política de implantação de quebra-molas. Esses obstáculos não geram simpatia de ninguém. Em seu lugar, travessias elevadas com critério técnico e em locais bem estudados. Os quebra-molas são o contrário do que se pretende no trânsito. Educação. É preciso, sim, encontrar fórmulas para reduzir a velocidade dos veículos, mas encher a cidade de quebra-molas já mostrou que não é a solução, no máximo um paliativo.
Sexto teste
A ideia de abrir ruas com velocidade maior, as chamadas vias rápidas, pode ser interessante. Desde que limites razoáveis sejam respeitados, sem quebra-molas. Temos ruas largas e planas que suportam mais veículos e maior velocidade. Facilita para quem trafega, mas certamente gerará questionamentos dos moradores. Um teste para ser observado.
Finalmente
Como é bom observar que inúmeros motoristas de Marechal Cândido Rondon param gentilmente para que transeuntes possam atravessar as ruas. Muitos ainda precisam ser alertados do benefício dessa pequena gentileza. Aí cabe também aos pedestres um recado: é bom atravessar as ruas nas faixas indicadas para os pedestres. Ainda precisamos investir em EDUCAÇÃO, para diminuir a PUNIÇÃO.
* O autor é jornalista e diretor do Jornal O Presente
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