O Presente
Arno Kunzler

Quarto lugar no Oeste

calendar_month 4 de setembro de 2024
3 min de leitura

O Oeste do Paraná tem três grandes polos regionais que despontam.

Cascavel, com 364 mil habitantes e que hoje representa o quarto município mais populoso do Paraná, deixando inclusive a histórica Ponta Grossa para trás.

Foz do Iguaçu, com 285 mil habitantes, e Toledo, com 158 mil habitantes, estão distantes e não ameaçam Cascavel e também não disputam o segundo lugar entre si.

Foz está bem consolidado em segundo lugar e Toledo em terceiro no Oeste do Paraná.

Depois desses, começa uma acirrada disputa pelo quarto lugar no Oeste do Paraná.

Marechal Cândido Rondon sempre foi o quarto município mais populoso e continua sendo, mas a cada novo censo, está mais próximo de Medianeira, que está crescendo mais que Marechal Cândido Rondon.

Claro que essa disputa está somente na cabeça de quem observa o crescimento das cidades. As autoridades, por certo, ignoram esses dados, pelo menos da boca pra fora.

O que faz essas duas cidades duelarem em crescimento populacional são basicamente duas cooperativas e suas indústrias.

A Lar e a Frimesa, que, curiosamente, atuam em ambos municípios.

Enquanto a Frimesa ampliou significativamente o frigorífico de suínos em Medianeira nas últimas décadas, a sua indústria de lácteos de Marechal Cândido Rondon cresceu menos, especialmente no quesito empregos.

Embora a Frimesa tenha adquirido a planta de um frigorífico de suínos em Marechal Cândido Rondon, certamente os maiores investimentos da empresa serão direcionados para Assis Chateaubriand, onde há pouco tempo foi inaugurada sua maior planta industrial, podendo chegar a 15 mil suínos abatidos por dia.

Ainda assim, a Lar, que adquiriu recentemente o frigorífico de aves em Marechal Cândido Rondon, promete ampliar a indústria, mas com menor potencial de geração de empregos diretos.

Ao mesmo tempo, a Lar e outras cooperativas discutem a compra da indústria de esmagamento de soja da Copagril, onde a proposta a ser vencedora certamente prevê significativos investimentos.

Para Marechal Cândido Rondon se manter como o quarto município mais populoso do Oeste do Paraná vai depender diretamente dos investimentos a serem feitos nas plantas industriais nos próximos anos.

Está aí uma boa pauta para ser discutida pela classe política e empresarial do município.

Vale a pena focar e observar no horizonte as possibilidades que existem para a cidade continuar crescendo e, quem sabe, se manter na quarta posição?

Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@revistaamigosdanatureza.com.br

@arnokunzler

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.