Há mais de 20 anos os aposentados recebem notícias de sua aposentadoria através de entidades financeiras. Antes do próprio INSS informar, esses agentes financeiros já sabem e já oferecem financiamentos.
Isso significa que de dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) as informações vazam, sempre vazaram.
Sindicatos e financeiras se beneficiam dessa informação privilegiada e, muitas vezes, sem necessidade, realizam financiamentos e arranjam débitos em conta, que comprometem as finanças de pessoas humildes.
Mais uma vez a ideia original dessa modalidade de financiamento era boa.
Só que ao longo do tempo vieram os espertalhões de dentro e de fora dos governos e transformaram uma boa ideia num bom negócio para eles.
Assim, isso que era para financiar as necessidades dos aposentados com juros mais baixos, virou mais uma porta escancarada para desvios e falcatruas, aos olhos dos governos e dos políticos.
E agora assistimos mais um espetáculo de acusações, uns atribuindo as falcatruas ao PT, liderado por Lula e seus seguidores, e outros querendo envolver os políticos da oposição, liderados por Bolsonaro.
O certo é que todos sabiam o que estava acontecendo e ninguém fez nada. Todos receberam denúncias graves de funcionários do INSS e não deram ouvidos.
E mais uma vez nós ficamos nos perguntando: como políticos de todas as correntes ideológicas, esquerda, direita e principalmente o centrão, conseguem fazer esse malabarismo político?
São inimigos, se xingam, se ofendem se odeiam em público, mas na surdida conseguem ficar unidos e calados para esconder o que interessa a todos: o dinheiro da corrupção.
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul
arno@revistaamigosdanatureza.com.br
@arnokunzler
Quer ler mais artigos do Arno Kunzler? Clique aqui.