O Brasil está começando a colheita de mais uma safra recorde de grãos.
Impressionante como o potencial produtivo do país aumenta ano após ano.
A safra 2025/2026 seguramente também será a maior aqui no Oeste do Paraná, pois tivemos um clima extremamente favorável para o plantio e até agora.
Algumas lavouras já estão praticamente prontas para a colheita, mas a grande parte da safra está em estágio final de formação de grãos.
Tanto o Paraná como, principalmente, o Rio Grande do Sul vinham sofrendo com estiagens frequentes nos momentos mais críticos das lavouras, o que este ano não está acontecendo, pelo menos até agora.
Tivemos chuvas abundantes em todas as regiões produtoras do Sul do Brasil, o que nos dá o direito de especular que estamos diante da maior safra de grãos da nossa história.
Preparem as colheitadeiras, os caminhões e os armazéns, que vem soja por aí, em quantidade e qualidade.
O nosso agronegócio é o Brasil que mais está dando certo há várias décadas, contribuindo de forma decisiva e crescente com o crescimento da economia brasileira e a relevância do agro brasileiro no mundo.
As perspectivas para o agro brasileiro ainda são de crescimento da área plantada, mas, sobretudo, de aumento de produtividade.
Com o melhoramento genético, com novas tecnologias, maquinários modernos e mais eficientes, técnicas de manejo de solo mais elaboradas e consciência ecológica, vamos ganhando cada ano mais espaço no mercado mundial.
Temos realmente muitos motivos para comemorar.
Nossa safra 2025/2026 está estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 354 milhões de toneladas; já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima 346 milhões de toneladas.
Todavia, com o bom desempenho das lavouras, é possível ultrapassar esses números.
Ainda são pequenos diante do maior produtor de soja e milho, os Estados Unidos, cuja produção está estimada em 540 milhões de toneladas.
Ao todo, o agronegócio mundial produz algo em torno de 3 bilhões de toneladas de grãos, sendo que alguns países se destacam mais pela grande quantidade de arroz e trigo e outros pela importância da soja e milho.
Os cinco maiores produtores de grãos do mundo são, pela ordem: China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Rússia.
Lembrando que o Brasil já é o maior produtor de soja do mundo, seguido pelos Estados Unidos e a Argentina.
arno@opresente.com.br
@arnokunzler
Quer ler mais artigos do Arno Kunzler? Clique aqui.