Conheci Werner Wanderer em1975. Ele já estava cumprindo seu primeiro ano do primeiro mandato de deputado estadual conquistado em 1974.
Um líder jovem, que já havia sido prefeito de Marechal Cândido Rondon e candidato a deputado em 1970, desafiando redutos eleitorais que tinham verdadeiros “caciques” ainda ligados ao tempo da Colonizadora Maripá.
A partir da sua primeira eleição para deputado estadual, Werner Wanderer se tornou um dos mais influentes políticos do Oeste do Paraná, formando uma legião de seguidores que lhe garantiriam sucessivas e expressivas vitórias eleitorais.
Foram quatro mandatos de deputado estadual e três de deputado federal.
Um político de frases fortes, de presença marcante e fiel aos que lhe retribuíam.
Tive o privilégio de ser um dos coordenadores da campanha eleitoral de 1990, quando formou dobradinha com o então vereador Elio Lino Rusch e buscou seu primeiro mandato de deputado federal.
Ambos foram bem-sucedidos. Elio Rusch se elegeu deputado estadual e Werner Wanderer deputado federal.
Seriam mais três eleições bem-sucedidas em sequência.
Após a sua não reeleição em 2002 pelo grupo do PFL, Werner começou a se sentir desconfortável com os rumos da administração que havia apoiado para a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e que venceu a eleição ainda em 2004 com seu apoio, tendo como prefeito Edson Wasem e Valdir Port (Portinho) de vice.
Sua decisão foi surpreendente tanto para os ex-aliados do PFL e PTB, que ficaram atônitos, quanto os a partir de então aliados, que comemoraram a mudança de lado do grande líder, mas ainda sem entender como seria no futuro.
Werner Wanderer foi fiel ao novo grupo, apoiou a eleição de Moacir Froehlich em duas oportunidades e depois, aos poucos, foi saindo de cena.
Na última eleição ainda emprestou apoio ao jovem e amigo da família Arion Nasihgil.
Nos últimos tempos Werner Wanderer já não circulava mais com a mesma desenvoltura e frequência que lhe era peculiar ao longo da vida pública, cumprimentando um a um dos eleitores por onde passava.
Em Curitiba, onde morava desde a década de 70, passou os últimos meses fazendo companhia e cuidando da agora viúva Elizabeth, com quem compartilhou toda vida vivendo intensamente as conquistas e o fracassos colhidos na vida pública.
Werner Wanderer escreveu uma biografia irretocável. Foi um político íntegro, com virtudes e defeitos como todos têm, mas recheada de grandes conquistas, que foram importantes no desenvolvimento de muitas cidades do Oeste do Paraná.
Werner Wanderer será sempre lembrado pelos políticos da região Oeste do Paraná como o precursor, pois, afinal, foi quem abriu o caminho para Marechal Cândido Rondon ser conhecido em Curitiba e Brasília.
Ele foi o responsável por colocar Marechal Cândido Rondon no contexto político do Paraná e por décadas manteve presença com um ou dois deputados eleitos, na Assembleia Legislativa.
Sua morte, que nos pegou de surpresa, apesar dos 86 anos, representa o fim de uma longa, intensa e bem-sucedida jornada política, na qual ele sempre foi o centro das atenções, desde a década de 60 até os dias atuais.
arno@opresente.com.br
@arnokunzler
Quer ler mais artigos do Arno Kunzler? Clique aqui.