Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Alvaro Dias decide até sexta-feira se aceita convite para disputar a Presidência da República

Publicado

em

O Podemos fez convite para o senador Alvaro Dias ser candidato à Presidência da República (Foto: Jefferson Rudy)

Convite à presidência
O Podemos fez convite para o senador Alvaro Dias ser candidato à presidência da República. Dias ficou dar uma resposta até sexta-feira (5), dia em que está marcada a convenção do Podemos no Paraná. Segundo o comunicado emitido pelo partido, “diversas lideranças nacionais reforçaram a indicação do senador paranaense em seus discursos”. Caso aceite, essa será a segunda vez que o atual senador concorre ao Palácio do Planalto. Em 2018, Dias recebeu 0,80% dos votos no primeiro turno e ficou em 9º lugar.

Quadro eleitoral
Com o prazo para realização das convenções partidárias perto do fim, em 5 de agosto, o quadro eleitoral no Paraná vai se definindo. No sábado (30), cerca de cinco mil pessoas acompanharam a convenção estadual do Partido Social Democrático (PSD) do Paraná, em que foi oficializada a candidatura do governador Ratinho Junior à reeleição. O PDT do Paraná lançou a pré-candidatura do ex-deputado federal Ricardo Gomyde a governador.  O Partido da Mobilização Nacional (PMN) também confirmou Solange Ferreira Bueno como pré-candidata ao Governo do Paraná.

Candidatos ao Governo
A disputa eleitoral para o Governo do Paraná reúne, até o momento, nove candidatos. Mas o número poderá aumentar até sexta-feira (5),quando termina o prazo oficial para a definição de candidaturas. São candidatos: Ratinho Junior (PSD), Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT), Solange Ferreira Bueno (PMN), Adriano Teixeira (PCO), Angela Machado (Psol), Ivan Ramos Bernardo (PSTU), Joni Correia (Democracia Cristã) e Vivi Motta (PCB).

Senado paranaense
Três candidaturas ao Senado pelo Paraná foram confirmadas sábado (30): a deputada federal Aline Sleutjes (PROS), a professora Desiree Salgado (PDT) e o bancário Laerson Matias (PSOL). Até o momento, outras três candidaturas foram confirmadas: Cesar Silvestri Filho (PSDB), Orlando Pessuti (MDB) e Guto Silva (PP).  A tendência é que Álvaro Dias (Podemos), Sérgio Moro (União Brasil) e Paulo Martins (PL) sejam outros nomes confirmados em breve.

Concurso em Curitiba
Será aberto nesta terça-feira, 2 de agosto, o prazo de inscrições para o concurso da Prefeitura de Curitiba que vai selecionar profissionais para 22 cargos. As inscrições vão até 12 de setembro pelo site do núcleo de concursos da Universidade Federal do Paraná. São 905 vagas para cargos de nível básico, médio, técnico e superior. As remunerações vão de R$ 1.753,36 até R$ 6.627,27. As provas de conhecimento serão aplicadas em 27 de novembro.

Segurança sanitária
O deputado federal Ney Leprevost pediu à Procuradoria Geral da República uma análise de riscos ambientais, sanitários e sociais causados pelo trânsito de lixo entre os Estados brasileiros e seu consequente armazenamento no Paraná. A decisão de Leprevost se deu depois que deputados da base aliada do próprio governador Ratinho Junior derrubaram dois vetos ao projeto que trata do gerenciamento de resíduos e aterros sanitários no Paraná. “Como representante do Paraná na Câmara Federal não posso deixar de alertar a União, através da Procuradoria da República, sobre uma legislação do nosso estado que pode desencadear impactos ambientais e riscos para segurança sanitária do paí”, disse Leprevost.

Muita calma!
O governador Ratinho Junior reafirmou a contrariedade ao projeto de lei que permite a vinda de lixo de outros estados para o Paraná. Em maio, Ratinho Junior vetou a matéria, mas a base de apoio dele na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) votou por derrubar a medida. “Minha opinião é contra, tanto é que vetei a lei. Nós conseguimos transformar o Paraná no estado mais sustentável do Brasil, isso com muito custo e trabalho. Qualquer lei, mesmo que tecnicamente organizada, que venha a colocar ou atrapalhar esse desenvolvimento deve ser analisada com muita calma”, disse.

Andifes
O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Ricardo Marcelo Fonseca, foi eleito como presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) no mandato de 2022-2023. Fonseca assume a presidência em substituição ao reitor Marcus Vinicius David, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

CandContas
A página DivulgaCandContas já está no ar com informações das Eleições de 2022. É o melhor caminho para eleitores conhecerem candidatas e candidatos que participarão da disputa. A ferramenta também permite que a sociedade possa fiscalizar as arrecadações e os gastos de campanha por meio das prestações de contas. Todas as informações sobre valores recebidos e gastos pelos candidatos na campanha ficam disponíveis on-line. Esses dados são disponibilizados à medida que os recursos são declarados no sistema.

Seleção IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores. São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022. Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. As inscrições para o certame são gratuitas.

Prouni de 2022
As inscrições para a segunda edição do Prouni de 2022 começaram na segunda-feira, 1°. As inscrições vão até o dia 4 de agosto e podem ser efetuadas pelo site do ProUni. As bolsas oferecidas pelo programa são parciais (50%) ou integrais (100%). Dentre os requisitos, o estudante deve ter atingido média de 450 pontos em cada matéria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tido nota superior a zero na prova de redação.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Facebook