Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Bolsonaro pode voltar ao banco dos réus da Corte sob o risco de ser banido das Forças Armadas

Publicado

em

Tribunal militar
Assim como ocorreu em 1998, quando foi julgado e absolvido pelo Superior Tribunal Militar, Jair Bolsonaro pode voltar ao banco dos réus da Corte sob o risco de ser banido das Forças Armadas. Após o veredicto do STF sobre as autoridades responsáveis por planejar um golpe de Estado, o STM deve analisar os casos do ex-presidente e seus auxiliares militares em uma espécie de “julgamento de honra”. Por lei, caso oficiais sejam condenados a mais de dois anos, eles devem ter suas vidas militares escrutinadas e podem perder patentes, medalhas e salários.

Em ascensão
O Paraná criou mais de 33 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro deste ano. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que esse foi o terceiro melhor resultado do período, atrás apenas de São Paulo (101.163), Minas Gerais (35.980). O Estado chegou a 3.143.492 trabalhadores com carteira assinada. Esse é o melhor resultado do Paraná no Caged desde fevereiro de 2021

Paraná exportador
Um frigorífico paranaense, localizado em Umuarama, fornece carne de frango para o Brasil e outros 24 países. Recentemente o local conseguiu habilitação para exportar para a China. Ao todo, a China habilitou, em uma única vez, 38 frigoríficos brasileiros. Dos oito de frango, quatro ficam no Paraná – outros 14 já estão habilitados.

Paraná exportador II
Em 2023, as exportações do Paraná bateram recorde e movimentaram mais de 25 bilhões de dólares. A carne de frango ficou em segundo lugar, atrás da soja, com 14,5% de participação e uma receita de mais de 3,8 bilhões de dólares. Só a China foi responsável por quase metade desse valor.

Identidade
O Paraná Clube vai estampar a digital de torcedores paranistas na coleção de uniformes para 2024. O clube convocou a torcida para ir até a loja oficial registrar digitais que serão impressas no novo manto com a intenção de representar a identidade paranista. Os torcedores terão até o próximo sábado para cadastrar a digital na loja do clube.

Conselheiro
O deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) foi empossado conselheiro da Câmara do Comércio e Indústria Empresarial Brasil-Ásia. De acordo com o presidente da entidade, dr. Hong Soon Kang, na condição de secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, o deputado colocou o Paraná em 1º lugar de todo o país na geração de empregos através das Agências do Trabalhador. Conseguiu a aprovação do maior salário mínimo regional do país e o incentivo à qualificação profissional dos trabalhadores”, disse.

Menção Honrosa
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai homenagear o médico paranaense Leonardo Riella, que comandou a realização do primeiro transplante de rim de um porco geneticamente modificado para um paciente vivo. O médico vai receber votos de congratulações e um diploma de Menção Honrosa confeccionado pela Assembleia Legislativa por seus feitos. A cirurgia realizada por Riella é considerada um marco histórico para a Medicina.

Financiamento
A Frente Parlamentar Municipalista da Alep vai debater nesta terça-feira, 2 de abril, a partir das 9h30, o crescimento exponencial das despesas no atendimento à saúde que recaem sobre os municípios sem as contrapartidas necessárias do governo federal. O estudo da CNM, com dados de 2022, mostra que enquanto o investimento municipal em saúde foi de R$ 46 bilhões a mais do que o valor previsto em lei, a União investiu um quarto desse valor: R$12 bilhões a mais do que é obrigada a pagar.

Novas embarcações
O Porto de Paranaguá recebeu no sábado (30) a maior embarcação em capacidade já recebida nos portos paranaenses, a embarcação tem 366 metros de comprimento e 51 metros de largura. “O Porto de Paranaguá foi o primeiro porto brasileiro a receber a autorização oficial para operação de um navio deste porte. A qualidade da infraestrutura, aliada à segurança operacional, nos permite receber regularmente estas novas embarcações”, destacou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.

Emprego
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 19.362 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 4.027 oportunidades. Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.931). Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.

Alta no turismo
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 152.433 visitantes no mês de março. O número representa um crescimento de 27% comparado com o do ano passado, quando 119.542 turistas visitaram as Cataratas do Iguaçu. O atrativo reuniu em março visitantes de 115 países e de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Chegando ao final dos três primeiros meses do ano, o Parque Nacional do Iguaçu já registrou a visita de 508.173 pessoas.
­
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente