Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Geraldo Alckmin mira aprovação da reforma tributária nos primeiros seis meses do governo Lula

Publicado

em

Reforma tributária
Geraldo Alckmin sinaliza há tempos que considera a reforma tributária uma necessidade para o Brasil. Por causa disso, o vice-presidente eleito mira a aprovação da proposta nos primeiros seis meses do governo Lula, quando considera que a nova gestão, impulsionada pela vitória eleitoral, terá força no Congresso para conseguir apoio ao projeto. Alckmin estuda combinar dois textos já existentes no Legislativo – um do deputado Baleia Rossi e do economista Bernard Appy e outro do ex-deputado Luiz Carlos Hauly.

Secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, na abertura do AgroBIT Brasil, em Londrina (Foto: Evandro Fadel/Seab)

Paraná sustentável
Durante a abertura do AgroBIT Brasil, em Londrina, um dos eventos mais relevantes de tecnologia e inovação para o agronegócio, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou o plano de potencialização do bioinsumo e do reforço à agropecuária paranaense cada vez mais sustentável. “Hoje é ciência, inovação e conhecimento tecnológico. Tem muito espaço nesse mundo novo, é preciso se apropriar desses processos modernos porque estão chegando para simplificar bastante e refinar a capacidade de decidir”, destacou.

Brasil global
Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) terão papel cada vez mais estratégico para a reindustrialização no país. Para a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, o Brasil precisa com urgência aumentar investimentos na área para se tornar mais competitivo globalmente. “Entender o que está se desenvolvendo no mundo é essencial para pensarmos o papel do Brasil nessa reestruturação global, não só da produção do conhecimento tecnológico, como da produção de bens de alta tecnologia”, destacou Gianna Sagazio.

No litoral
No litoral do estado, a semana começou com o serviço de nivelamento de um declive na areia ocasionado pela ressaca na praia de Matinhos. Fenômeno considerado normal, o declive apareceu na praia de Matinhos duas semanas após a conclusão da primeira fase da engorda. O desnível passou de um metro em alguns pontos, segundo relatos de quem esteve na praia, e é provocado pela adequação da areia e pela movimentação natural das ondas.

Sem bloqueio
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa não defende nem apoia qualquer tipo de bloqueio que afetem o direito de ir e vir da população. Tal atitude, inclusive, coloca em dúvida a legitimidade dos atos. Com relação a supostos boicotes a empresas por conta da visão política de seus proprietários, a associação é terminantemente contrária a este tipo de atitude.

Seguir em frente
A Fecomércio do Paraná afirma que continuará vigilante para que todos os governantes atuem com a máxima integridade e priorizem a livre iniciativa, permitindo aos paranaenses fazerem aquilo que mais sabem: trabalhar. “É hora de rumar para o futuro. É hora de seguir em frente”, diz a nota.

Aniversário de Cascavel
Mantendo a tradição, um bolo de mais de 600 quilos será servido no próximo dia 14 (uma segunda-feira) para comemorar os 71 anos de Cascavel. Quem quiser saborear uma fatia terá que comparecer às 17 horas, ao lado da prefeitura.

Contas pendentes
Lula, Bolsonaro e 20 candidatos a governos de Estados no 2º turno ainda não encaminharam à Justiça Eleitoral suas contas de campanha. Cerca de 3,8 mil candidatos que disputaram as eleições de 2022 ainda não prestaram contas dos gastos de campanha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para entrega referente ao 2º turno se encerra no próximo dia 19. Dos 24 candidatos a governos de Estados no 2º turno, apenas quatro encaminharam à Justiça Eleitoral suas contas de campanha.

Feriado nacional
O Paraguai decretou feriado nacional na quarta-feira (9) para realização do censo 2022 do país. A lei determinada pelo presidente Mário Abdo Benítez pede para que moradores fiquem em casa na data, das 5 horas às 18 horas, para receber os recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) do país. Devido ao decreto, o comércio de Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, estará de portas fechadas, de acordo com a representante do Conselho de Desenvolvimento de Cidade do Leste (Codeleste), Linda Tayen.

Caminho mais curto
Interlocutores de Lula receberam de membros do Judiciário um caminho que poderia assegurar o auxílio de R$ 600 em 2023 sem depender da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A sugestão é recorrer à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a renda básica, projeto de Eduardo Suplicy, para pagar o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente