Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Grupo político de Moro aponta que tendência é ele disputar ao Senado

Publicado

em

Destino de Moro

O União Brasil está com pesquisa em campo medindo o potencial eleitoral do ex-juiz Sérgio Moro para o Senado ou Governo do Estado. O grupo político de Moro aponta que a tendência é a disputa ao Senado. “Ele está empolgado”, diz o empresário Fábio Aguayo, amigo do ex-juiz. Moro voltou ao Paraná depois do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) negar seu domicílio eleitoral naquele Estado.

 

Pelo “Paranazão”

O deputado Guto Silva (PP), pré-candidato ao Senado, tem se reunido com prefeitos, deputados, vereadores e lideranças. Nos últimos dias, Guto Silva participou encontros, com destaque nas cidades de Londrina e Maringá, sempre acompanhado pela presidente estadual do PP, deputada Maria Victoria, filha do líder do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros. Nos discursos pelo “Paranazão”, Guto Silva mostra um panorama de como a administração de Ratinho Junior (PSD) vem enfrentando este período de pós-pandemia e revela para a base como deve ser o papel de um senador conectado com os paranaenses, ouvindo, discutindo e contribuindo para resolver os problemas da população que representa.

 

Ferroeste em Roma

O governador Ratinho Junior encerrou na sexta-feira (10) a viagem à Itália, onde apresentou os potenciais de investimento do Paraná, com destaque para a Nova Ferroeste. Ele se encontrou com dirigentes e empresários da Associação da Câmara do Comércio Italiano no Exterior, responsável por conectar organizações internacionais com empresas italianas, e com o embaixador do Brasil na Itália, Hélio Vitor Ramos, ambos em Roma.

 

Urbanização do Bubas

Foz do Iguaçu iniciou neste ano o projeto mais ousado do Paraná ao propor a urbanização da ocupação do Bubas, área de 40 hectares onde moram 1,8 mil famílias e cerca de dez mil pessoas. “É o melhor presente de aniversário da cidade neste ano. E mesmo com a grande expectativa e até ansiedade da minha parte, esse projeto requer a participação e o respeito às decisões dos moradores do Bubas”, disse o prefeito Chico Brasileiro. “Para alguns, esse processo pode até parecer moroso, mas, num esforço de todos os envolvidos, estamos desatando um nó histórico, de mais de nove anos, e vamos garantir a dignidade, incluindo todas famílias aos serviços básicos de cidadania”, expõe.

 

Obesidade infantil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no Brasil. Preocupado com esta situação, o deputado Ney Leprevost (UB) apresentou projeto de lei que cria o Programa Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil. Entre as ações que integram o plano de ação para prevenção da obesidade estão: campanhas de conscientização, educação alimentar, estímulo de uma consciência crítica sobre doenças associadas à má alimentação, incentivo à prática esportiva, alerta aos consumidores sobre os produtos calóricos e nutritivos e de baixa caloria, e encaminhamento a médicos, nutricionistas e psicólogos para diagnósticos e tratamento.

 

Vírus inativado

Diante do aumento de casos de Covid-19, alguns governantes voltaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados. A orientação também pode ajudar a conter o avanço de outros vírus, como o causador da gripe. A boa notícia é que pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um item capaz de inativar os vírus da Covid-19 e da gripe. Isso ocorre devido ao composto químico impregnado no tecido da máscara, que elimina partículas virais.

 

Pré-candidato

O ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, foi lançado pelo União Brasil como pré-candidato a deputado federal em 02 de outubro. Santin Roveda é empresário e não disputou a reeleição em União da Vitória apesar dos altos índices de aprovação e apoio popular. Na Câmara dos Deputados, o empresário pretende representar as regiões sul, sudoeste e centro-sul do Paraná.

 

Imigrantes do Paraná

O novo volume do livro “Vindas – memórias da imigração” será lançado nesta semana, em Curitiba. A segunda edição continua a resgatar a história dos imigrantes do Paraná. O livro traz histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias que colonizaram o território paranaense, entre elas: alemães, libaneses, italianos, espanhóis, poloneses e ucranianos. São contadas as história de Zofia Brzegow, imigrante polonesa, Haidar Omar, imigrante libanês, Saturnino Hernando, imigrante espanhol, Alice Hoffmann, ascendente alemã, Edison Moro Rios, ascendente italiano e Pedro Choma Neto, ascendente ucraniano.

 

Narrativas da oposição

O deputado federal e líder do Governo Bolsonaro, Ricardo Barros (PP), afirmou que o pedido de arquivamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) das acusações feitas pela CPI da Covid “desmonta as narrativas da oposição e restabelece a verdade”. “Repito o que disse na época, o relatório da CPI da COVID não possui materialidade. Todos os depoentes ouvidos negaram a minha participação na negociação das vacinas. Meus sigilos e das minhas empresas foram quebrados e absolutamente nada foi encontrado”, pontuou Barros.

 

Evento de lançamento

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, tem visita programada em Ponta Grossa, na noite de terça-feira (14). De acordo com sua agenda, a passagem pelo município ocorre para participação no evento de lançamento da obra literária “As janelas de Leonilda – a trajetória da escritora Leonilda Hilgenberg Justus”. O lançamento acontece a partir das 18 horas, no Sesc Estação Saudade.

 

Ilumina Paraná

Mais uma cidade será atendida pelo Programa Ilumina Paraná, que já destinou R$ 34,8 milhões para 71 municípios. A Sedu liberou R$ 1,9 milhão, a fundo perdido, a Paranavaí, que substituirá 1.948 luminárias de vapor de sódio por sistemas de LED. Desde janeiro de 2019, o número de luminárias substituídas em todo o Estado alcançou a marca de 32.009 unidades.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

Continue Lendo

Facebook