Ministro no Paraná
O ministro da Educação, Camilo Santana, cumpre agenda no Paraná nesta terça-feira (20). Em Foz do Iguaçu, visita o Jardim Universitário e as obras do Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Na sequência, em Curitiba, passa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e participa da entrega de Carteiras Nacionais Docentes e vales-computadores. O ministro também assina autorização para cinco novos campi do Instituto Federal do Paraná, encerrando a agenda com visita institucional à rede federal.
Verão Maior Paraná
Após alcançar 1,2 milhão de pessoas, o Verão Maior Paraná entra no terceiro fim de semana com expectativa de novo recorde. A programação reúne nomes de peso da música nacional em Matinhos e Pontal do Paraná. As apresentações seguem gratuitas e concentram atrações ao longo de sexta, sábado e domingo. Em Matinhos, o destaque fica para Raça Negra, Fábio Jr. e Gusttavo Lima. Já em Pontal do Paraná, sobem ao palco Israel & Rodolffo e a dupla Bruno & Denner, além do retorno do Raça Negra.
Marcha dos Municípios
A Confederação Nacional de Municípios abriu as inscrições para a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com participação ampliada a gestores, vereadores e servidores municipais. O evento ocorre de 18 a 21 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A programação prevê, em ano eleitoral, a presença de candidatos à Presidência e autoridades nacionais.
Regularização fundiária
Em publicação de TBT, Ian Vargas relembrou o trabalho à frente do FozHabita. Segundo Ian, foram entregues mais de 2 mil títulos de regularização fundiária em diferentes regiões de Foz do Iguaçu. “A ação atendeu uma demanda histórica de moradores pelo acesso à documentação de seus imóveis”. Vargas destacou que a regularização fundiária é um direito e fator estratégico para o desenvolvimento urbano.
Litoral do Paraná
A maior parte das praias do Paraná está própria para banho, com índice geral de 85% entre os pontos analisados no Litoral. Na Ilha do Mel, cinco dos seis locais monitorados têm águas limpas, e em Pontal do Paraná apenas um ponto é considerado impróprio. Matinhos registra 93% de balneabilidade e Guaratuba, 85%, enquanto Morretes e Antonina também apresentam locais adequados. Segundo o 5º boletim do Instituto Água e Terra, 83% dos 66 pontos avaliados no estado têm boa qualidade da água.
Famílias do Paraná
O Paraná encerrou 2025 com redução do endividamento das famílias, passando da 5ª para a 11ª posição no ranking nacional. Segundo a PEIC, 85,1% das famílias tinham dívidas em dezembro, ante 88,6% no fim de 2024. A inadimplência ficou em 12,4%, uma das menores do país, bem abaixo da média nacional. O resultado reflete maior cautela do consumidor e impacto do crédito restrito e dos juros elevados.
Posse
Na próxima quarta-feira (21), às 17h, ocorre a solenidade de posse dos novos membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba. Assumem como desembargadores eleitorais o advogado Everton Jonir Fagundes Menengola, como membro titular, e Paulo Roberto Gôngora Ferraz, como membro substituto, ambos da classe de juristas. A cerimônia será realizada na sala de sessões do TRE-PR, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Parceiro da Escola
A Secretaria de Educação do Paraná definiu as empresas que irão administrar colégios do Programa Parceiro da Escola a partir de 2026. A seleção ocorreu em sessão on-line, conforme o Edital de Chamamento Público nº 17/2024. Grupo Apogeu, Impulso e Tom Educação assumem a gestão administrativa de 13 colégios estaduais. A decisão considerou critérios técnicos como frequência escolar e desempenho no Ideb.
Parceiro da Escola II
O Parceiro da Escola reúne hoje 95 escolas em 34 municípios do Paraná. A gestão é compartilhada entre Apogeu (20 unidades), Tom Educação (36) e Impulso (39), em diferentes regiões do Estado. Pesquisa da Radar Inteligência, de julho de 2025, apontou aprovação superior a 86% entre mais de 2 mil pais e responsáveis. O modelo também registrou redução de 99% das aulas vagas e aumento de quase 80% nas observações pedagógicas em sala.
Eleitorado brasileiro
O eleitorado brasileiro registrou crescimento ao longo de 2025, passando de 154,29 milhões, em maio, para 155,38 milhões em dezembro, segundo estatísticas oficiais. O aumento superior a 1,09 milhão de eleitores decorre de novos alistamentos e da regularização de títulos. A expansão ocorre após a atualização cadastral realizada no primeiro semestre do ano.
Mercosul
Após a assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia, o Mercosul já projeta novas frentes de negociação internacional. O presidente do Paraguai, Santiago Peña, afirmou que avançam tratativas com os Emirados Árabes e que mercados asiáticos, como Japão e Coreia do Sul, são estratégicos. Também há negociações em curso para um acordo de complementação econômica com o Canadá, reforçando a aposta do bloco no multilateralismo.
Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com