Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Paraná tem maior aumento do país no abate de suínos e o segundo maior no abate de frango

Publicado

em

Força na produção
O IBGE mostra que no 1º trimestre de 2024, o Paraná teve o maior aumento do país no abate de suínos e o segundo maior no abate de frangos, o que também manteve a liderança nacional com 34,6% na produção de carne de frango. Também houve crescimento na produção de carne bovina, couro, leite e ovos. O estado abateu 3,83 milhões de cabeças a mais entre janeiro e março de 2024 do que em relação ao mesmo período do ano passado (de 546,9 milhões para 550,7 milhões).

Dia D
O Dia D da vacinação contra a poliomielite no Paraná será neste sábado, dia 8. Segundo a Sesa, os 399 municípios estarão com as salas de vacinas abertas. Cerca de 1,6 mil salas de vacinação estarão abertas e mais de 9 mil profissionais da saúde participarão do movimento.

Volta
O deputado Beto Preto (PSD) reassumiu seu mandato na Câmara de Deputados e o jornalista Luciano Alves (PSD) voltou à condição de suplente. Beto Preto está preocupado com as eleições municipais em Apucarana, sua base eleitoral, e vai apoiar a pré-candidatura de Paulo Vital (PL), atual vice-prefeito, e caso Vital não subir nas pesquisas, o deputado sinaliza disputar a eleição a prefeito da cidade.

Restaurante popular
O município de Campo Mourão vai construir um Restaurante Popular com recursos de R$ 4,7 milhões. No local serão ofertadas 800 refeições diárias a preços acessíveis. O prazo para execução é de 30 meses. Com o novo investimento, o Estado chega a 25 Restaurantes Populares construídos ou modernizados com apoio do governo estadual desde 2019.

Exclusão
O PSB pediu a exclusão dos seus quadrados do deputado estadual Luiz Corti por não respeitar a decisão do partido contra o projeto do governo “Parceiro da Escola”, que privatiza a gestão administrativa de 204 escolas estaduais do Paraná. A direção nacional e a estadual do partido excluíram Corti da comissão executiva do diretório estadual e também decidiu que o deputado não poderá mais representar o partido em atos públicos e políticos.

Violência política
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) disse que é urgente e necessário colocar um fim na violência política nos debates das comissões e até no plenário do legislativo federal. Ele ficou indignado com as ofensas dirigidas à deputada Luiza Erundina (Psol-SP) na sessão da Comissão dos Direitos Humanos. “Recebi várias denúncias durante a fala da deputada Luiza Erundina. Alguns deputados a ofenderam, já pedi cópia dos áudios e vídeos da sessão, se for fato, todos serão punidos no rigor do regimento, cabe até cassação”.

Só dá tainha
No período de maio a julho, os pescadores do litoral trabalham na captura dos cardumes de tainha, movimentando a região com eventos gastronômicos. Os peixes aparecem em abundância e, por isso, a captura artesanal é autorizada neste período. Um verdadeiro ritual, no qual pescadores e suas famílias passam a viver em acampamentos à beira-mar durante a temporada de aparecimento da espécie.

Abrigado
Assim que ficou na suplência do deputado Marcelo Rangel (PSD), que reassumiu o mandato na Assembleia Legislativa, o suplente Wilmar Reichembach foi nomeado em cargo em comissão na Casa Civil.

Mais Médicos
A Secretaria Estadual de Saúde acolheu mais 78 profissionais do programa Mais Médicos que atuam em 35 cidades das regiões Norte e Noroeste. No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa que tem 1.685 vagas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Destas, 1.306 já foram ocupadas.

Anel Viário
A Itaipu Binacional, PTI e DNIT assinaram convênio para a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do Anel Viário de Cascavel. A obra vai criar uma conexão com o Contorno Oeste (BR-163) já existente, a partir da BR-277, dando continuidade no desvio da área urbana da cidade. O conjunto de estudos a serem desenvolvidos no EVTEA levantam os benefícios diretos e indiretos decorrentes dos investimentos para implantação de nova infraestrutura, por meio de coleta de dados em campo e de fontes especializadas.

Frota
Dos 15 ônibus elétricos do transporte urbano de Cascavel, dois já estão na cidade e outros 13 vão chegar até 30 de junho. De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, todos os veículos estarão rodando pelas ruas da cidade até agosto. Para abastecer a frota, está sendo construída uma usina fotovoltaica no aterro municipal. A usina fotovoltaica terá vida útil de 25 anos e vai abastecer não apenas os ônibus, mas 55% da estrutura pública como escolas, unidades de saúde, CMEIs, entre outros. “Essa usina vai pagar o investimento feito nela em quatro anos e tem vida útil de 25 anos”, explica Paranhos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente